Cannes: O que há de novo na edição de 2008
A edição de 2008 do Festival de Publicidade de Cannes marca a estreia de uma nova categoria: design. Com esta competição, a organização do principal festival de comunicação comercial do mundo pretende premiar a criatividade e a inovação no uso do design na forma como influencia os consumidores e ajuda à comunicação da mensagem da marca e do produto. Com as inscrições a chegarem às 1126, a organização vai atribuir ouros, pratas e bronzes. As agências portuguesas concorrem com 15 peças. Cannes conta agora com 10 competições: promoções, marketing directo, media, rádio, outdoor, design, imprensa, ciber, filme, e titanium e campanhas integradas.
A competição de promoções, que arrancou em 2006, deverá este ano e pela primeira vez, atribuir leões de ouro, prata e bronze. Nas edições anteriores, o júri entregava apenas o genérico promo lion. Aqui, Portugal conta com 17 trabalhos inscritos.
Já os Jovens Criativos, que já inclui as competições de imprensa, ciber e filmes, vêem estrear-se a competição de media, onde as duplas irão desenvolver uma estratégia de media inovadora para um budget de um milhão de dólares. As duplas terão 24 horas para desenvolver o trabalho e cinco minutos para apresentarem a proposta a um júri de quatro pessoas, que inclui o português Luís Mergulhão. Portugal está apenas representado nos Jovens Criativos de imprensa.
No ano passado, o filme Evolution para a Dove, que acabou por receber o grande prémio em ciber e filme, mostrou as limitações da categoria de filme, já que se encontrava restrito aos formatos tradicionais da televisão e cinema. Por isso, este ano, a organização decidiu incluir, na lista de trabalhos que podiam ser inscritos em filme, trabalhos de internet, telemóvel ou outros suportes, como outdoor digital ou brand content para televisão.
O festival termina sábado à noite.