“Queremos estar cada vez mais perto dos nossos clientes”

Por a 18 de Abril de 2008

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A Barbot mudou de identidade. Um dos objectivos é que a marca seja percepcionada como líder de mercado. Cristina Veríssimo, directora de marketing e comunicação da Barbot, explica as linhas orientadoras de comunicação.

Meios e Publicidade (M&P): Por que motivo a Barbot decidiu renovar a sua imagem?

Cristina Veríssimo (CV): Digamos que não foi uma simples renovação de imagem, mas sim uma consolidação da identidade corporativa da marca, através da aposta num conceito criativo diferenciador e numa linguagem visual/gráfica inovadora, mais apelativa e moderna, e que vem fechar um círculo iniciado nas campanhas publicitárias desenvolvidas nos últimos anos sob a assinatura ‘Barbot – Novas Emoções’.

M&P: O que procura transmitir com a mudança de identidade e que posicionamento quer atingir no mercado?

CV: Procuramos reforçar os valores e o posicionamento que a marca tem vindo a veicular na última década na comunicação com o consumidor. A Barbot tem-se libertado do seu estatuto funcional, para estar associada à criação de novas emoções, através das potencialidades que oferece na mudança dos ambientes e na decoração da casa. A nova imagem capitaliza precisamente esse conceito diferenciador, transmitindo que cada cor possibilita a projecção das nossas emoções, dos nossos estados de espírito com os quais vamos colorir o nosso espaço, a nossa casa. Simultaneamente, pretendemos que a Barbot seja percepcionada como uma marca dinâmica, líder de mercado, ao nível da inovação tecnológica e da qualidade dos seus produtos e serviços.

M&P: Esta mudança também reflecte uma mudança de estratégia empresarial?

CV: Podemos afirmar que esta mudança se enquadra na consolidação da estratégia de diferenciação e inovação da marca, e que agora se amplifica ao nível da comunicação corporativa, reflectindo-se numa percepção mais clara e mais coerente dos valores da marca, quer a nível interno – junto dos colaboradores, delegações e parceiros -, quer a nível externo, junto dos nossos revendedores e do consumidor final.

M&P: A Barbot também efectuou esta mudança a pensar noutros mercados. Quais os objectivos traçados para o exterior?

CV: Apesar desse não ter sido o principal objectivo, acreditamos que esta mudança vá contribuir para uma percepção mais coerente do posicionamento da marca noutros mercados.

M&P: Juntamente com esta mudança, existirão novos serviços e novas formas de prestar serviços aos clientes?

CV: Queremos estar cada vez mais perto dos nossos clientes. Por isso, durante 2008, apostámos numa comunicação mais direccionada para o nosso target, através de vários meios, dos quais destacamos o novo website, que permite ao seu utilizador consultar, de uma forma ágil, rápida e intuitiva, diversos conteúdos relacionados com a empresa e com a gama de produtos Barbot. Também temos uma nova newsletter, enviada por correio aos nossos clientes e distribuída nos nossos pontos de venda.

M&P: A Barbot mudou a identidade mas essa alteração tem passado um pouco
desapercebida. Que acções de comunicação para divulgar a “nova” Barbot?

CV: Durante 2007, tivemos como principal objectivo reforçar os valores corporate da marca, através da renovação do nosso website, frota, decoração das lojas próprias e comunicação institucional. Em 2008, pretendemos consolidar ainda mais o posicionamento diferenciador da marca no universo da decoração, através de uma campanha de comunicação que irá inspirar e surpreender o consumidor, com base nos seus desejos e projecções, de maneira simples mas sofisticada, focada na decoração mas com apelo aos valores do produto.

M&P: Prevê-se o lançamento de novos produtos?

CV: Sim. Durante este ano, iremos lançar novos produtos, tecnicamente inovadores e amigos do ambiente, o que reflectirá o forte investimento da Barbot na vertente tecnológica e na criação de produtos de extrema qualidade.

M&P: Quanto custou a nova imagem e qual foi a empresa responsável por essa mudança?

CV: Neste momento não podemos indicar um custo, visto que o processo ainda está em curso, sobretudo no que diz respeito à remodelação dos nossos pontos de venda. A empresa responsável pelo novo conceito criativo foi a Santa Fé Associates, que trabalha a comunicação da marca Barbot há cerca de dez anos.

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