“A MultiOpticas revolucionou o mercado”

Por a 7 de Março de 2008

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A propósito de duas décadas de presença no mercado nacional, o M&P quis perceber a estratégia de desenvolvimento da MultiOpticas, explicada por Carla Palaio, directora de marketing.

Meios & Publicidade (M&P): A marca entrou em Portugal há 20 anos e tem neste momento 193 lojas. É possível continuar a crescer em termos de número lojas ou o objectivo é aumentar o desempenho das já existentes?

Carla Palaio (CP): O nosso objectivo passa, obviamente, pelo crescimento da nossa rede de lojas em locais estratégicos que nos permitam estar cada vez mais próximos dos nossos clientes. Somos criteriosos em termos de desempenho e, como tal, apesar do crescimento anual assinalado, a avaliação rigorosa dos nossos resultados e a satisfação dos nossos clientes é para nós de extrema importância e preocupação. Contudo, pensamos que ainda há espaço para aumentar o desempenho das lojas existentes.

M&P: O que mudou, passados 20 anos, na forma como os portugueses encaram uma rede de ópticas, em contraponto à imagem do oculista de pequena dimensão que existia na altura?

CP: A MultiOpticas revolucionou o mercado da óptica em Portugal. Desde a sua origem, baseou todo o seu potencial de arranque na notoriedade do seu nome e imagem, investindo aproximadamente 12,5% da sua facturação em publicidade. Em 20 anos, a MultiOpticas ajudou a consciencializar o mercado para a importância da qualidade na óptica. Para além de um conselheiro, como sempre foi considerado o técnico de óptica, hoje em dia, o cliente deposita na MultiOpticas, a confiança para o acompanhamento do seu problema. Temos a mais-valia de conservar não só a relação de confiança entre o cliente e os nossos técnicos, como oferecer-lhes uma ampla variedade de modelos de óculos adequados a diferentes targets de idade.

M&P: Muita da comunicação da marca assenta em promoções. Com estas características, como posiciona a marca no contexto de outros grupos de óptica a operar em Portugal?

CP: Há a necessidade de estar atento ao comportamento dos consumidores. É neste sentido que a MultiOpticas elabora, anualmente, diversos estudos de mercado quantitativos e qualitativos que posteriormente nos ajudam a delinear a nossa estratégia de marketing. Estes são elaborados tanto a nível nacional como a nível local de forma a percebermos a tipologia dos consumidores de acordo com a sua dispersão geográfica e assim detectarmos necessidades e definirmos estratégias sólidas capazes de enfrentar os constantes desafios. A MultiOpticas é a marca líder em notoriedade, precisamente porque se aproxima das necessidades do cliente. Sabemos que em Portugal nem sempre se vive em condições óptimas e o acesso à saúde é um bem fundamental mas que acarreta algumas preocupações. Somos uma marca socialmente preocupada e a nossa posição assente em promoções visa isso mesmo, ajudar o nosso cliente a obter a satisfação máxima sob condições cada vez mais apelativas. É um posicionamento onde uma excelente oferta qualidade/preço é uma peça chave. As nossas promoções de produto chegam a todos os nossos clientes e são um pilar de sucesso da marca, exemplo disso é a campanha de solidariedade que temos actualmente a decorrer e, até final de Abril, em que nos associamos ao Centro Helen Keller.

M&P: Que iniciativas vão desenvolver para assinalar as duas décadas de presença da MultiOpticas em Portugal?

CP: O ano de 2008 vai ser marcadamente especial com o assinalar dos 20 anos da marca em Portugal. Até 30 de Abril está a decorrer a campanha de solidariedade com o Centro Helen Keller, que conta com divulgação nos principais meios de imprensa, rádio e televisão. Para além disso, vamos rechear este novo ano com diversas iniciativas na nossa rede de lojas, como também levar a MultiOpticas “fora de portas”, marcando presença em diversos eventos regionais. Ainda para este ano, a MultiOpticas reserva uma surpresa que vai dar que falar.

M&P: A MultiOpticas integra o grupo Pearle Europe. Quais as diferenças entre o tipo de loja que existe em Portugal e nos outros mercados em que está presente?

CP: A MultiOpticas integra desde 2001 o grupo Pearle Europe, líder europeu no sector óptico, com presença em 19 países, num total de cerca de 2300 lojas. A integração deu-nos uma nova dimensão, abriu-nos os horizontes, é um grupo internacional, trouxe-nos novas ideias, partilha de experiências, novas metas. Em resumo, tornou-nos mais competitivos e passámos a ter uma perspectiva muito mais global do nosso negócio. No que diz respeito à tipologia das lojas existentes nos vários países do grupo não podemos falar em uniformização, mas sim numa adequação às características dos mercado em que estão inseridas, não descurando obviamente os valores sócio-culturais de cada país. O tipo de loja que temos hoje em Portugal é, e segundo demonstram os estudos de mercado, das mais completas que existem quer a nível de serviço, tecnologia e variedade de produto.

M&P: Já agora, quantos pares de óculos tem, incluindo os de sol?

CP: Ao trabalhar neste sector é difícil resistir à tentação, nomeadamente porque temos uma fantástica colecção de produto próprio. No entanto, tento ser comedida e neste momento tenho sete, entre graduados e de sol.

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