Bareme: Imprensa em alta

Por a 17 de Janeiro de 2008

O quarto trimestre de 2007 trouxe boas notícias para a grande maioria dos segmentos analisados no Bareme Imprensa. De acordo com os resultados do estudo divulgado ontem, a imprensa nacional está a atravessar uma fase de conquista de leitores.
No que toca aos diários generalistas, o Correio da Manhã (CM) e o Jornal de Notícias (JN) partilham a liderança dos diários generalistas no último trimestre de 2007, ambos com uma audiência de 12,8%. Os dois títulos mostram variações homólogas positivas, com destaque para a subida de 34,74% do CM. O Público mantém-se como o terceiro diário generalista em termos de audiências, com 4,7%, ou seja, mais 6,82% do que na vaga anterior e mais 17,5% do que na vaga homóloga. Seguem-se dois títulos da Controlinveste, com o Diário de Notícias a fixar-se nos 4% e o 24horas a apresentar a maior subida percentual quando comparado com a última vaga, subindo para os 3,4%. Em suma, o quarto trimestre de 2007 mostrou-se positivo para o segmento dos diários generalistas, que apresenta no total uma subida de 10,79% nas audiências relativamente à vaga anterior e de 20,31% face ao período homólogo.

O Expresso mantém-se destacado na liderança do segmento dos semanários generalistas. Com uma audiência de 8,1%, o título da Impresa mostra uma subida de 12,5% face à vaga anterior e de 8% relativamente ao período homólogo. Também o semanário Sol cresce tanto em relação ao último trimestre auditado (11,11%), como relativamente ao período homólogo (7,14%), fixando-se nos 3% de audiência. Finalmente, o Courrier Internacional na última vez que surge neste segmento (uma vez que o título se transforma este mês numa revista mensal), apresenta uma quebra de 20% face à vaga anterior, para os 0,4% de audiência. No global, o segmento mostra uma variação positiva, ao subir 6,32% relativamente à vaga anterior e 7,45% face ao trimestre homólogo, fixando-se nos 10,1%.

A Focus é a revista que apresenta a maior subida percentual num segmento (newsmagazines) que mostra uma vez mais um desempenho positivo. A variação do título da Impala face à última vaga é de 53,85% e de 42,86% relativamente ao trimestre homólogo, que continua, ainda assim, no final da tabela, com 2% de audiência. A Sábado também mostra um crescimento significativo em termos de audiências, subindo dos 2,7 para os 3,4%. A Visão é a que menos sobe neste segmento, mas mantém-se destacada na liderança com uma audiência de 8,2%. As newsmagazines registam no total 11,1%, ou seja, subidas de 12,12% em relação à vaga anterior do Bareme Imprensa e 29,07% face ao período homólogo.

Deixe aqui o seu comentário