Oito tipo de compradores

Por a 7 de Dezembro de 2007

A TNS apresentou esta semana o Shopper VIP, anunciado como a primeira ferramenta mundial de segmentação do comprador. Segundo a TNS, os compradores podem ser diferenciados através do número de visitas às lojas, do número de artigos comprados por visita, do gasto por visita, do número de lojas visitadas, da fidelidade à loja principal e da fidelidade à segunda loja. Tendo em conta estes factores foram identificados oito grupos de portugueses: comprador básico (representa 20% dos compradores e 16% do valor), os sénior discounters (18% dos compradores e 12% do valor), os compradores racionais (15% dos compradores e 17% do valor), os jovens multi-insígnias (15% dos compradores e 14% do valor), a família activa (10% dos compradores e do valor), o supercarro familiar, que compram tudo de uma só vez (8% dos compradores e 10% do valor), os viciados em compras (8% dos compradores e 12% do valor) e os reformados urbanos (7% dos compradores e 9% do valor). A postura destes oito tipo de compradores face às compras é bem diferente. O comprador básico quer pagar pouco pelo essencial, os senior discounters querem os melhores preços e os compradores racionais querem as melhores opções, adaptadas à sua agenda. Já os jovens multi-insígnias querem encontrar as melhores ofertas, as famílias activas compram a pensar na família e os supercarros familiares querem comprar tudo de uma só vez. Por último os viciados em compras gostam de fazer as compras no dia-a-dia e os reformados urbanos querem comprar perto de casa e gastar pouco.

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