Nova ferramenta para classificar consumidores

Por a 9 de Novembro de 2007

cameoportugal.jpgA Customer 360º, empresa de marketing relacional ligada aos grupos norte-americanos Carlson Marketing e Peppers & Rogers, apresentou ontem uma ferramenta de marketing directo de segmentação, profile e georeferenciação. A CAMEO, ferramenta que existe em mais de 50 países, está agora disponível em Portugal. Segundo Nuno Carvalho, presidente da Customer 360º, a CAMEO permite uma “classificação geo-demográfica única para estabelecer o perfil, segmentação e targeting do mercado de consumidores português”. A ferramenta foi desenvolvida com base nos últimos censos.
A CAMEO foi construída com base em variáveis estatísticas que incluem presença de crianças no lar, demografia dos adultos, habilitações, analfabetismo, actividade económica, sector económico, dimensão do lar, profissão do proprietário, comodidades/conforto no lar, número de pisos e densidade populacional. Foram utilizadas técnicas de modeling estatístico, que permitiram identificar 29 tipos de áreas habitacionais, organizados em oito grupos principais. Esses oito grupos são famílias jovens ricas (que representam 2,65% dos lares), bairros de solteiros ricos (5,86%), bairros familiares prósperos (9,33%), bairros de reformados prósperos (8,09%), lares de jovens financeiramente desafogados (14,32%), bairros de famílias financeiramente desafogados (21,63%), bairros mistos com residentes de classe média baixa (23,09%) e áreas rurais pobres (15,03%).

Quanto aos custos, a ferramenta poderá custar entre 25 e 30 mil euros. Mas se as empresas não quiserem ou puderem adquirir a ferramenta a Customer 360º poderá fazer reports CAMEO a partir de 1.200 euros. A Customer 360º está a apresentar esta ferramenta a empresas, mas na opinião de Nuno Carvalho, as agências também terão interesse em ter uma instrumento de informação com estas características.

Deixe aqui o seu comentário