«Ninguém acreditou em mim»

Por a 30 de Outubro de 2007

geox.jpgA vida profissional de Marco Polegato estava bem longe do calçado. “A minha família produz vinho”, explicou ontem o CEO da Geox de passagem pelo Congresso Internacional de Marketing. Mas uma caminhada mais prolongada pelas Rocky Mountains fez-lhe ver que não tinha calçado adaptado a situações extremas, dado que não deixava o pé respirar. “Com um canivete cortei os sapatos para criar ventilação”. De regresso a Itália, não descansou enquanto não descobriu um sistema que permitisse que a sola dos sapatos fosse ventilada. “Ofereci a solução às maiores produtoras de calçado, mas ninguém acreditou em mim”. Depois de ouvir várias negas, “decidi produzir sapatos, apesar de não ter nenhuma formação” na área. Em 12 anos, a empresa que abriu com cinco pessoas passou a contar com três mil colaboradores. Polegato é agora o quarto homem mais rico de Itália e o 287º do mundo, de acordo com a revista Forbes.

Na sua intervenção no Congresso Internacional de Marketing, Polegato deixou três dicas: inovar, patentear e investigar. “Às vezes a inovação nasce de um pensamento, mas o desafio é transportar a ideia para o negócio. Poucas pessoas em Itália que criam estão ricas”, sublinhou. Além disso, “temos de proteger a ideia. Os pequenos e médios empreendedores não acreditam nas patentes”. E se exemplos faltassem, Marco Polegato apontou para as marcas de piza e para as cadeias de café. “O negócio está nas mãos dos americanos, apesar da criatividade ser italiana”. O CEO da Geox referiu ainda o papel que as universidades podem desempenhar nos negócios. “Poucas universidades explicam o que fazem, mas temos de colaborar com as elas. Só assim conseguimos transformar uma ideia num negócio, que tanto pode valer zero como mil milhões de euros”.

O Congresso Internacional de Marketing termina hoje no Estoril, com a intervenção, entre outros de Paul Paetz (The Disruption Group), José Gonçalves (Accenture Marketing Sciences), Patrícia Figueiredo (neurocientista), António Câmara (YDreams), Shawn Kent (Cirque du Soleil), Ana Paula Costa (+Cinema) e Steve Garton (Synovate).

coelho.jpgFoto 1. Marco Polegato, CEO da Geox

Foto 2. Paulo Rocha, Carlos Oliveira e Carlos Coelho durante a apresentação do livro Brand Taboos, que decorreu ontem no Congresso Internacional de Marketing

Deixe aqui o seu comentário