Estudo aponta marketing viral como pouco eficaz

Por a 7 de Setembro de 2007

Um estudo recente da Jupiter Research revela que apenas 15% das campanhas de marketing viral atingiram o objectivo de levar os consumidores a promover a mensagem que tinha sido planeada pelos marketeers.

Intitulado “Marketing Viral: Levando a mensagem às massas”, o relatório concluiu que a técnica mais usada para estimular o comportamento viral foi focar o público com influência. O Media Post, que cita o estudo, acrescenta ainda que “cerca de 55% dos marketeers ouvidos ponderam abandonar esta táctica no próximo ano”.

De acordo com os dados da Jupiter Research, os utilizadores da internet mais propícios de reencaminhar mensagens publicitárias são os “relativamente mais velhos”, comparativamente aos grupos mais jovens. Enquanto os últimos utilizam com maior frequência as redes sociais, os consumidores maduros mostraram dar um uso superior ao e-mail e ao vídeo. Significa, portanto, que “o marketing viral está a alienar das campanhas o público-alvo tradicional para os seus produtos e marcas”. Por outro lado, ao apostar nas “social networks', esquece que estes canais têm quebras de utilização muito abruptas, que comprometem a transmissão das mensagens.

Deixe aqui o seu comentário