Encerramento da Hachette Portugal dita fim da Premiere, Casa e Cozinha Dez

Por a 18 de Setembro de 2007

hachette2.jpgA editora Hachette Filipacchi vai abandonar os seus negócios em Portugal, encontrando-se neste momento em negociações com a RBA com vista à venda das revistas Elle e Ragazza. De fora ficam os restantes títulos editados pela Hachette em Portugal: Premiere, Casa Dez e Cozinha Dez, que serão encerrados. A informação foi confirmada ao M&P por Cristina Rosa, directora-geral da Hachette Portugal, que explicou que “a Hachette Espanha, proprietária da Hachette Portugal, se encontra em negociações exclusivas com a RBA Espanha” para o licenciamento das revistas Elle e Ragazza. José Vieira Mendes, director da Premiere, o único título regular dedicado ao cinema editado em Portugal, adiantou ao M&P ter sido ontem “oficialmente informado da decisão pela direcção geral” da editora. O último número da revista a chegar às bancas sairá no mês de Outubro e o site nacional do título será também encerrado. Mostrando-se “surpreendido” com o descontinuamento de uma revista que apresentava um “desempenho positivo”, Vieira Mendes entende que existe mercado para um projecto desta natureza em Portugal e acredita que haverá outros grupos de comunicação que estejam atentos a este “vazio no mercado”. Um regresso do género não deverá, contudo, surgir sob a marca Premiere, uma vez que se trata de um título “muito caro”, explica o director.

A Hachette Filipacchi pertence ao grupo francês Lagardère Active Media. Em Agosto o grupo havia vendido também a unidade sueca da Hachette à Allers Forlag.

O M&P procurou obter um comentário por parte da direcção da Editora RBA, responsável, entre outras, pela edição em Portugal da revista National Geographic, algo que não foi possível até ao fecho desta edição.

Deixe aqui o seu comentário