O futuro do Manchester

Por a 27 de Junho de 2007

O Manchester United afirma-se como o maior clube de futebol do mundo. Do seu lado estão 100 milhões de pessoas que todas semanas seguem os jogos da equipa fora do Reino Unido. “Os nossos fãs têm uma paixão ilimitada, mas nós conhecemo-los muito pouco”, comentou Lee Daley, ex-CEO da Saatchi e actual director comercial do clube, na sua passagem por Cannes. O site do Manchester é visitado por 50 milhões de pessoas por mês e o canal está disponível em 40 países. A ajudar à popularidade global estão os resultados e os “jogadores icónicos” que integraram e integram a equipa.”Mas precisamos de uma relação mais profissional” com os adeptos, declarou Daley no seminário 'Criar o futuro de uma marca lendária', integrado no festival de Cannes. Apesar do clube possuir informações sobre quatro milhões de adeptos, ainda estão muitos milhões de fora. E porque necessita o clube desses dados? “Queremos ser parceiros estratégicos das marcas e não apenas patrocinados”, justificou Daley, que define a marca Manchester como “jovem, corajosa e distintiva”. O portal do clube deverá conciliar “conteúdo, entretenimento e criação de comunidades”, transformando-se “num portal diário de entretenimento”.

A estrela da conferência não foi o responsável comercial mas antes Bobby Charlton, glória do clube que não deixou de referir a estratégia internacional de promoção do clube. “O nosso público quer estar próximo dos jogadores. Já não basta vê-los através da televisão”. Daí que, em breve, o Manchester United vá fazer uma digressão pela Ásia, com jogos marcados para Macau, Tóquio e Seul. É na Ásia que se concentram os fãs internacionais. Só na Coreia do Sul existem 750 mil pessoas que usam o cartão do Manchester como forma de pagamento. Booby frisou que na relação de forças entre o marketing e os resultados, os resultados e os jogadores deverão ser sempre a prioridade. Esta foi a primeira vez que um clube de futebol foi o tema de um seminário no festival de publicidade.

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