Fashion Week vezes dois
Pela primeira vez este ano realiza-se o Portugal Fashion Week2 – Porto + Lisboa, que decorre de 2 a 7 de Março no Porto e de 8 a 11 de Março com a próxima edição da ModaLisboa
Este ano arranca, pela primeira vez e após dois anos de negociações, a semana de moda de Portugal. “Pretendeu-se com esta realização, agregar eventos de moda dispersos que se realizam em Portugal, calendarizá-los o mais próximo possível uns dos outros, por forma a potenciar um maior impacto e visibilidade no mercado internacional, através do reforço de acções comuns de comunicação e promoção, adopção de um logótipo comum, que actuará como umbrella para os diferentes eventos”, explicou ao M&P fonte oficial do ICEP Portugal. A semana da moda “contribuirá, de forma significativa, para a divulgação internacional dos novos factores de competitividade de Portugal na Fileira Moda”, acrescentou.
Ao ICEP Portugal coube o papel de aglutinador, na mobilização dos parceiros envolvidos para a concretização deste evento e na optimização dos recursos financeiros alocados ao projecto de internacionalização da moda. Esta é uma parceria público – privada, financiado pelo PRIME e que integra os desfiles Portugal Fashion e show room Brand Up, o Salão MODtissimo e os desfiles e show room ModaLisboa.
“Através das suas delegações no estrangeiro o ICEP Portugal reúne as condições para divulgar e promover a semana da moda junto dos operadores económicos relevantes nos diferentes mercados com enfoque para o convite a uma centena de operadores económicos internacionais e divulgação nos OCS internacionais por forma a dar visibilidade ao evento”, explicou a mesma fonte do ICEP.
A semana da moda não se trata de um só certame mas de um conjunto de eventos. Deste modo tem “maior impacto e visibilidade no mercado nacional e internacional”, explica a fonte do ICEP. E acrescenta: “As semanas da moda têm vindo a ser adoptadas de forma crescente por diversos países, como instrumento para esse impacto.”
Os apoios da ModaLisboa estão essencialmente assentes na iniciativa privada. A Câmara Municipal de Lisboa, co-organizadora do evento ao longo de 28 edições, participa com cerca de 25% do orçamento. O restante vem de patrocínios privados como a Seat, Nokia, Canon, L’Oréal, Renova, entre outros.
Os eventos da Portugal Fashion Week2
Entre 2 e 5 de Março, no CACE Cultural do Porto, decorre a 20ª edição do Portugal Fashion, onde na passarela vão-se realizar desfiles de moda de criadores nacionais (Miguel Vieira, Fátima Lopes, Anabela Baldaque, Luís Buchinho, Nuno Baltazar ou José António Tenente), linhas de difusão de estilistas nacionais, marcas de indústria de vestuário e calçado, assim como desfiles de novos talentos. Entre 6 e 7 de Março, no Edifício da Alfândega do Porto, acontece o Brand Up, um showroom que agrupará mais de meia centena de marcas de moda de autor e marcas industriais de vestuário, calçado e acessórios de moda. Na mesma data e no mesmo local decorrerá também a 29ª edição do MODtissimo, um certame que apresenta uma oferta de tecidos, tecidos e vestuário técnico, confeccionadores especializados em 'private label' e, pela primeira vez, um espaço especialmente dedicado á moda portuguesa de criança, reunindo cerca de vinte marcas nacionais especializadas na área. Entre 8 e 11 de Março, no Museu Nacional de História Natural em Lisboa, realiza-se a ModaLisboa, uma apresentação de moda de José António Tenente, Miguel Vieira, Katty Xiomara, Nuno Baltazar, Dino Alves e Anabela Baldaque, desfiles da plataforma LAB e o showroom de moda de autor e lifestyle.