Chegar aos fãs de cinema
Fantasporto, Lisbon Village Festival, DocLisboa e Curtas de Vila do Conde são alguns dos festivais que marcam a agenda dos amantes de cinema. As marcas sabem disso e estão a aproveitar os estes espaços para chegar aos consumidores
O investimento publicitário no meio cinema representou apenas 0,35% do total investido em 2006, segundo dados Mediamonitor. Mas as marcas já perceberam que há outras formas de chegar perto dos aficionados por este tipo de entretenimento. A aposta no patrocínio de eventos ligados ao cinema é uma das alternativas. Até este domingo realiza-se o Fantasporto, que conta com a Super Bock, marca que se associa ao festival pelo 19º ano consecutivo, como patrocinador principal. Entre os patrocinadores globais encontram-se a TMN e a Toyota. Alias, o festival que espera 100 mil espectadores revela-se um palco privilegiado de activação de marcas.
A participação de Super Bock no Fantasporto gira em torno da nova garrafa de alumínio. A principal marca da Unicer está presente com decoração e acções. No Rivoli, os anfiteatros têm stand-ups fosforescentes e outros materiais nos espaços comuns como caixas de luz e postais.
Em frente ao Rivoli, na Praça D. João I, está montada uma tenda, a Fantas Movietown, que é um espaço para actividades interactivas dos patrocinadores. Esta tenda tem um bar Super Bock e acções de incentivo ao consumo. Na Noite dos Óscares decorreu neste espaço o acompanhamento do evento com convidados especiais, críticos de cinema e com directos na SIC. Já a TMN apresenta na tenda da Praça D. João I demonstrações de produtos, é possível jogar Jogos Java, como o King Kong, e utilizar o serviço Mobile TV. Os visitantes podem também candidatar-se a ganhar um telemóvel Nokia N70 através da participação no passatempo Scary Scene. “Os participantes são convidados a entrar numa banheira com uma cortina TMN e, inspirados no filme Psico de Alfred Hitchcock, gritarem de forma tão convincente quanto possível”, explicou ao M&P Mafalda Torgal Ferreira, responsável de patrocínios e eventos da TMN. Todos os gritos são filmados e o melhor de cada dia é colocado online em www.tmn.pt. Ainda dentro da tenda a TMN está a demonstrar o portal i9 com sinopses e traillers dos filmes e a dar a experimentar toques de filmes de terror e fantásticos. No site da empresa de telecomunicações foi criado um micro-site onde é possível consultar a programação e ganhar bilhetes para o festival. “Pretendemos chegar, no limite, ás 100 mil pessoas que vão ao festival. Mas a tenda tem o objectivo de fazer chegar o Fantasporto a mais pessoas”, explicou Mafalda Torgal Ferreira. E acrescentou: “Queremos criar entretenimento para a cidade do Porto.”
Já a Toyota decidiu este ano lançar uma edição limitada do Aygo Fantas. Esta edição existe apenas em preto , cor associada aos filmes de terror. Na tenda em frente ao Rivoli existe também o espaço Aygo Fantas. Aí é possível aos visitantes participarem no filme publicitário do Fantas, onde um cameraman filma os participante e um técnico de imagem compõe o filme em que o visitante é a personagem principal. O filme fica pronto em minutos e é enviado por e-mail ao protagonista. A marca espera que os participantes enviem os filmes aos amigos estabelecendo-se uma verdadeira cadeia de marketing viral.
Os casos do Lisbon Village e de Vila do Conde
Outra hipótese para as marcas é o Lisbon Village Festival (LVF) que realiza a segunda edição entre 7 e 24 de Junho. O conceito do evento integra cinema, artes plásticas/visuais e música, e fala directamente para a geração digital. “No ano passado, além do aproveitamento dos meios, as marcas tiveram oportunidade de estar no local. Mas este ano vai haver mais presença das marcas nos eventos com produtos”, explica Sandra Candeias, responsável da área comercial do LVF. Em 2006, o LVF teve a BMW como carro oficial e em 2007 este patrocínio vai-se manter. “A marca tinha presença no local e havia carros a circular com o logótipo do festival”, recorda. Na edição deste ano, a BMW vai aproveitar um modelo que vai ser renovado em Abril para apoiar o festival. “Esse modelo estará a circular e estará num expositor no Palácio das Galveias”, revela Sandra Candeias. Também a Nokia vai aproveitar o festival para fazer acções de experimentação de um modelo em específico. Já “a Sony vai apoiar o Village Express, patrocinando esse prémio com uma câmara. Além disso, haverá muito equipamento Sony visível no local”, divulga a responsável da área comercial do LVF. No Metro, que é o jornal oficial do LVF, haverá uma capa falsa a anunciar o festival. Além disso, no local do festival haverá material de promoção do título.Como media partners estão garantidos a RTP e o canal Cultura do Sapo. A RTP irá transmitir a gala e terá um programa diário durante uma semana em que contará o que se passa no festival. Já o Sapo, além da divulgação, terá um passatempo associado ao LVF. A avaliar pela primeira edição, estas marcas deverão impactar com, pelo menos, 10 mil espectadores que deverão passar pelo evento.
Também o Curtas Vila do Conde está neste momento a preparar a 15ª edição, que vai realizar-se entre 7 e 15 de Julho. Como nos outros festivais, há a possibilidade de apoiar o evento de três formas: com apoio em dinheiro, com a prestação de serviços e com apoio á divulgação. Na primeira situação, a Curtas teve em 2006, entre outros, o apoio da Playstation, da Tobis e do Instituto Português da Juventude. No segundo caso estiveram a Super Bock, o BPI, a Fnac, o Metro do Porto e a Optimus. A maioria dos patrocinadores tem presença com posters e lonas. Mas a PSP foi mais longe. “Instalaram postes com máquinas para as pessoas jogarem e verem filmes. Eram oito postes com duas PSP cada”, conta Hugo Ramos, um dos produtores do evento, acrescentando que “a Cheyenne teve, além dos cartazes, pufs criando uma área de lazer no festival.”
Documentários também chamam marcas
Na edição de 2006 do DocLisboa, festival dedicado ao documentário que contou com cerca de 22 mil espectadores, teve várias marcas associadas. Exemplo disso foi o que a Sony fez ao patrocinar com equipamento a Videoteca com VHS e DVDs. Essa videoteca funcionou das 10 da manhã ás 10 da noite, sem paragens. “Este apoio foi muito importante”, confessa Wanda Caio da direcção de produção do festival. Além disso, a Sony também participou com prémio, que no caso foi uma câmara. Havia vários plasmas da marca que passavam anúncios dos diversos sponsors. A Playstation marcou presença revelando as suas potencialidades. “Havia vários postos com Playstations que mostravam os dois primeiros minutos dos filmes. Isso ajudava os visitantes do festival a escolherem os filmes que queriam ver”, conta Wanda Caio.
Também a Johnnie Walker participou neste festival, fazendo parte de um prémio e em festas de bar aberto, nas quais estiveram também presentes a Super Bock e outras bebidas da Unicer. Por seu lado, o Magnólia, que é quem faz o catering, ofereceu o cocktail de abertura e de encerramento. “Depois houve várias outras empresas que ajudaram na decoração, na informatização São 65 sponsors, o que é uma fatia muito grande do orçamento”, explica Wanda Caio, acrescentando: “Temos que ser inventivos em relação aos sponsors.”