Bom Petisco investe 1,5 milhões em mudança de identidade

Por a 27 de Fevereiro de 2007

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Um milhão e meio de euros foi o investimento realizado pela Cofaco Açores para o rebranding e campanha de comunicação da nova identidade da Bom Petisco. A marca – que não sofreu alterações de monta na sua imagem desde o seu lançamento na década de 60 – foi objecto de uma remodelação na sua identidade realizado pela espanhola Coleman Schmidlin surgindo no mercado com um novo packaging.

No restyling operado nas embalagens manteve-se o esquema de cores — amarelo para o atum em óleo vegetal, o verde para o disponível em azeite e o azul para o atum ao natural -, mas imprimindo uma maior vivacidade aos tons. Na nova embalagem o logótipo surge em posição central, tendo sido reforçado a ligação á origem do produto com a inclusão da menção «tradição Açores». O produto em si — o atum — surge numa imagem mais estilizada procurando simular os movimentos do peixe em alto mar e, com isso, reforçar a componente natural e saudável do produto em conserva. Uma ideia igualmente espelhada no símbolo do coração, dado que o atum é um dos alimentos ricos em Ómega 3. No novo packaging — mas no verso da embalagem — foi também incluído o símbolo Dolphin Safe, atribuído pela ONG Earth Island Institute a entidades que respeitam e protegem na sua actividade estes mamíferos marinhos.

A mudança de identidade foi encarada pelos detentores da marca como uma oportunidade de conquistar um target entre os 19 aos 35 anos que, de acordo com estudos promovidos pela Cofaco, «está mais influenciável por outros elementos como o factor preço», como adianta Duarte Parente, presidente do conselho de administração da Cofaco Açores, e com isso reforçar a posição de liderança da marca no mercado português. Segundo os dados avançados pela directora comercial da empresa, Isaura Bento, a Cofaco tem uma quota de mercado na ordem dos 47% e um índice de penetração no mercado português de mais de 60%.

No próximo dia 2 de Março está previsto o arranque da campanha publicitária direccionada ao consumidor final, facto que assinala uma mudança estratégica da marca que até aqui desenvolveu comunicação sobretudo dirigida ao ponto de venda. Andaime e Jacuzzi – com direcção criativa de Nuno Jerónimo, da BBDO, e realização de Tiago Guedes, da Take it Easy – são os anúncios que assinalam o lançamento da campanha da Bom Petisco em televisão. Rádio e imprensa são os restantes meios que recebem a nova campanha.

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