Vimeiro investe 5,2 milhões de euros em relançamento

Por a 7 de Julho de 2006

Modernizar a marca e reforçar a posição no mercado é o objectivo da campanha de relançamento da Águas do Vimeiro. A Euro RSCG e a Ogilvy & Mather foram as agências responsáveis por modernizar uma marca que está há mais de 100 anos no mercado

A Águas do Vimeiro arrancou esta semana com a primeira fase do projecto de relançamento da marca no mercado português. O objectivo é consolidar a segunda posição que detém no canal alimentar e, ao mesmo tempo, modernizar uma marca que há duas décadas não mudava de imagem. Para concretizar estes objectivos a Empresa Águas do Vimeiro (EAV) investiu 5,2 milhões de euros em acções publicitárias e de promoção.

Nascida em 1893, data que remete para as primeiras análises oficiais, as Águas do Vimeiro estão há mais de 100 anos no mercado português. Nascidas com o nome Águas Santas do Vimeiro, a ligação do produto como sendo benéfico para a saúde surgiu com o primeiro dos slogans da marca: “A saúde está primeiro, beba Água do Vimeiro”. Esta frase manteve-se até hoje. Agora e depois da compra da EAV pelo Grupo Espirito Santo, surgiu a necessidade de fazer um relançamento da marcaque também se prende com a inauguração de uma nova “nave industrial de engarrafamento de embalagens de vidro”, explica ao Meios & Publicidade Bárbara Leandro, directora de marketing da EAV. Para o relançamento da marca Águas do Vimeiro foram investidos 5,2 milhões de euros, numa acção publicitária que tem como objectivos primordiais “a modernização da marca, sem perder os seus valores históricos. Com um posicionamento diferenciador e mais sofisticado, pretende-se passar a mensagem de uma água que nasce naturalmente funcional com reais benefícios para quem a consome”, sublinha Bárbara Leandro.

A renovação da imagem surge também como consequência do aumento do portfólio dos produtos associados á marca e que levou a EAV a decidir que “estava na altura de mudar toda a imagem da marca sofisticando-a mas também continuando a preservar os seus valores e os seus ícones: sol e o vale”. Até 2006 fizeram-se alguma iniciativas publicitárias que promoveram a reformulação das garrafas Águas do Vimeiro. Este ano uma das grandes apostas foi o nascimento da Vimeiro Sparkle, “a mais sofisticada das águas com gás”, afirma a responsável pelo marketing da EAV. Sob o claim a Black Label das águas com gás, a Vimeiro Sparkle foi primeiro passo para a criação da imagem sofisticada e jovem pretendida pela EAV. A continuação surgiu com o desafio a “três agências para pensarem o novo conceito para Vimeiro Água Mineral natural e Gaseificada, relançando os valores de uma marca que estava um pouco adormecida”, afirma Bárbara Leandro.

Esta semana surgiu o resultado deste desafio. Sanum per Aqua (saúde pela água) é o novo conceito da marca para Vimeiro com gás e sem gás, claim que continua a sugerir a Águas do Vimeiro como um produto que benéfico para a saúde preservando o conceito histórico das Águas do Vimeiro. Sanum per Aqua foi criado pela Euro RSCG e surge nos meios televisão, imprensa e mupis. Esta acção resultou de um investimento de 4,5 milhões de euros pela EAV. A Vimeiro Sparkle – A Black Label das águas com gás, conceito criado pela Ogilvy & Mather e que implicou um investimento de 500 mil de euros, estará no ar em mupis, rádio e imprensa. Para além destas acções, foram criadas pela Euro RSCG 4D promoções dirigidas ao canal alimentar e horeca, que implicaram um investimento de 200 mil euros.

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