Reflorestação social
Com o drama dos fogos a assolar todos os anos o país, algumas empresas estão a direccionar as suas acções de responsabilidade social para este problema. É o caso do grupo Sumol que, primeiro com a Água Serra da Estrela e agora com a marca Sumol, promove uma campanha de reflorestação das serras de Portugal. A Campanha de Reflorestação das Serras de Portugal vai já na quinta edição e, desde 2002, a Água Serra da Estrela ofereceu perto de 500 mil árvores para reflorestar serras de Portugal. Só em 2005 foram plantadas 153 mil árvores. Este ano associa-se á campanha a marca Sumol na promoção Sumólicos Pintam as Serras de Verde que tem como objectivo impulsionar a campanha já existente. Assim, na compra de um pack de quatro garrafas de Sumol são oferecidas quatro garrafas de Água Serra da Estrela e o consumidor, para participar, deve enviar os códigos de barras das águas e assim contribui com a plantação de uma árvore numa serra de Portugal. Para esta campanha a “Água Serra da Estrela já investiu desde 2002 cerca de dois milhões de euros, na divulgação e implementação, e a Sumol entra este ano com um investimento que já ronda os 220 mil euros”, explicam Jaime Alves Cardoso, director de marketing Sumol e João Nuno Pinto, director de marketing da Sasel.
A Lexmark Portugal, empresa especializada em soluções de impressão, também lançou um projecto de ajuda á Liga para a Protecção da Natureza (LPN) para reflorestar uma área da Serra da Lousã. A empresa ofereceu á LPN a plantação de mil árvores, entre as quais carvalhos, castanheiros e Azevinho, e no dia 21 de Março, o Dia Mundial da Árvore, organizou uma acção em que levou alguns dos funcionários da empresa, entidades públicas e imprensa para plantar as primeiras árvores na Serra da Lousã. Tudo isto associado a uma campanha promovida nas grandes superfícies e cadeias de electrónica com o mote Ajude-nos a Plantar Mil Árvores.
Já o grupo Mosqueteiros, em parceira com a Liga dos Bombeiros Portugueses e a TVI, desenvolveu no ano passado a campanha 'Dê um pouco de si a quem dá a vida por nós', na qual promovia a recolha de fundos para a atribuição de jipes de Comando e intervenção rápida a uma corporação de bombeiros por distrito. Para tal, cada cliente que passasse na caixa dos supermercados Intermarché e Ecomarché estava a contribuir com dois cêntimos para esta causa. Com o objectivo de “mobilizar a população em torno de uma causa nacional e dotar as corporações de bombeiros de meios que tenham em falta”, explica o departamento de comunicação e imagem do grupo Mosqueteiros, a campanha foi divulgada em televisão e através de materiais de comunicação nos pontos de venda Intermarché e Ecomarché e culminou com a Gala de entrega das viaturas que foi transmitida em directo pela TVI. Apesar de não divulgar o investimento, o resultado foi claramente positivo já que foram atribuídos 18 Jipes de Comando a diversas corporações de bombeiros (uma por distrito) e o grupo tem já preparada um segunda edição para esta acção que arranca dia 2 de Agosto.