Portugal não conseguiu passar da lista de finalistas das competições de Imprensa e Outdoor
Os grandes prémios das competições de Outdoor e de Imprensa foram para a Fallon de Londres e FCB de Joanesburgo
A Fallon de Londres e a FCB de Joanesburgo ficaram com os grandes prémios das competições de Outdoor e de Imprensa, respectivamente. No primeiro ano em que as duas competições foram avaliadas por jurados independentes, Portugal ficou pela shortlist.
Apenas a Leo Burnett conseguiu colocar trabalhos entre os finalistas de outdoor: Day Delivery e Night Delivery (Transportes Ochoa) e Bar, Stadium e Deck (Smint). Já em imprensa, marcavam presença a GreyHome, Leo Burnett, BBDO e Partners. A GreyHome chegou a finalista com Vinho e Ketchup (Neoblanc), a Leo Burnett com Polo e Jeans (Ariston), e a Partners com as peças para a SIC Notícias (Bush/Chirac e Berlusconi/Zapatero). A estas agências juntaram-se também a BBDO com os anúncios Gym, Orgasm, Tit, World e Brain da colecção de DVDs de Woody Allen do Público, e a Leo Burnett com Noite e Dia para os Transportes Ochoa.
Segundo Luís Silva Dias, jurado de Imprensa e presidente da FCB Lisboa, a campanha da BBDO para os DVDs de Woody Allen ainda conseguiu captar alguma atenção por parte dos elementos do júri, mas o presidente, David Droga, optou por põ-las de lado pelo facto do copy (frases célebres dos filmes) serem da autoria do realizador norte-americano e não da agência.
“Este foi um ano difícil para Portugal. Cannes ganha-se em casa, no ano em que se trabalhou. Do meu ponto de vista, já houve anos melhores. Temos de encarar estes resultados com algum sentido de desafio”, comentou Luís Silva Dias. O presidente da FCB destaca ainda o desempenho dos países orientais, que estão “em sentido ascendente. Singapura está fortíssima e a Índia trabalha muito bem enquanto mercado”.
Os grandes prémios
O anúncio da FCB para a Lego, que ficou com o Grande Prémio de Imprensa, “explora a essência da Lego, que é a imaginação. Quando se vê, constrói-se uma imagem de acordo com a nossa imaginação”, justificou David Droga. Já as peças da Fallon Londres para a Tate Gallery ficaram com o Grande Prémio de Outdoor porque “apontam para um caminho”, indicou Fernando Vega Olmos, presidente de Outdoor e director criativo mundial da Unilever. “É uma ideia que está para além do meio outdoor”.