BenQ-Siemens é nova marca
A BenQ-Siemens, nova marca surge da fusão entre a BenQ e o departamento Siemens Mobile, apresentou nesta semana o produto que marca a fase inicial de comunicação da empresa que pretende ocupar os primeiros lugares na comercialização de telemóveis em Portugal.
Em Outubro passado a BenQ Corporation, multinacional de consumo com sede em Taiwan, adquiriu a Siemens Mobile Device. Na altura o departamento de marketing nacional da marca de telemóveis transitou para a BenQ Portugal e tem, desde então, preparado o caminho para a apresentação oficial da BenQ-Siemens no mercado português. De acordo com Carla Lourenço, directora de marketing da BenQ Portugal, esta marca «salienta a fusão entre a excelência tecnológica da Siemens e o design e lifestyle da BenQ». Os primeiros passos para criar os alicerces da BenQ no mercado nacional passam por «conferir viabilidade ao negócio, explorando as forças complementares das duas marcas em termos de multimédia, customização para operadores e satisfação do mercado/consumidor», esclarece a responsável. Uma estratégia que se baseia no histórico da BenQ e numa «oferta com um value for the money apetecível», acrescenta Carla Lourenço.
Para a comunicação em Portugal, a BenQ investiu dois milhões de euros, montante que será dividido por várias acções de marketing. A primeira decorreu esta semana e caracterizou-se por «um evento social e institucional para os órgãos de comunicação social e algumas figuras públicas enquanto opinion leaders e trend setters». Uma acção de marketing directo que será continuada com um «ciclo de acções de below the line: a marca irá para junto do consumidor. Através de acções de demonstração dos produtos nos locais de compra, nas ruas de maior movimento de Lisboa e Porto. Através de acções de marketing relacional para clientes e potenciais clientes», enumera Carla Lourenço acrescentando que «nesta fase inicial é necessário termos uma comunicação focalizada — cada pessoa é diferente e tem necessidades diferentes pelo que não podemos massificar a mensagem. A marca precisa de ter a sua fase de enamoramento com o consumidor».
Numa fase mais avançada da comunicação, que tem como assinatura BenQ-Siemens, Keep Exploring, a estratégia passa por acções de media relations. No último trimestre do ano, altura em que Carla Lourenço espera que já exista uma «explicitação da marca», a BenQ avança com uma campanha de comunicação mais alargada e que recorre aos meios tradicionais de publicidade. A marca ainda não escolheu a agência que irá concretizar estes objectivos.