12 meses de marketing e publicidade

Por a 23 de Junho de 2006

Novas agências, fusões,transferências de peso, contratações, conquistas e perdas de contas importantes, reposicionamentos de imagem, novas estratégias… Nas próximas páginas vamos recordar os muitos factos que foram notícia nos últimos 12 meses

Junho05

A HPP Euro RSCG ganhou o concurso para produção da nova revista da Império Bonança, a IB.

Alexandra Pulido, directora de marketing da Tele2 Portugal, foi nomeada european marketing manager da marca para a Europa;

A FCB foi a agência escolhida a concurso para trabalhar a conta da Secil.

A Marketetc ganhou em concurso duas marcas do banco de crédito ao consumo Credifin: a Médiatis e a Cnet.

A Partners foi a agência escolhida para trabalhar a publicidade da Century 21, marca de mediação imobiliária.

A Unicer lançou uma nova marca de água, a Pedras Levíssima, enquanto que a Compal lançou a Frize Morango;

A agência de meios Carat manteve a conta da Renault depois da marca ter realizado um concurso que envolveu outras networks;

A Mediacom ganhou o concurso para agência de meios da Shell, uma conta avaliada em 205 milhões de euros.

A FCB ganhou a conta de publicidade do Sporting Clube de Portugal, que até então pertencia á Brandia.

A My Brand foi a consultora escolhida para mudar a imagem da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, num investimento de 100 mil euros.

A campanha Bandeiras para a grande Reportagem criada pela FCB não venceu o Grande Prémio de Imprensa & Outdoor em Cannes por dois pontos. A campanha criada para a EMI pela TBWA/Paris venceu por 13 votos.

O Festival de Cannes anuncia duas novidades para 2006: design e promoção vão passar a ter categorias.

Julho05

A Bairro Alto reorganizou as suas actividades dando lugar a três empresas: a Lift, a Citimédia e a Bago.

O grupo CIMP criou uma nova empresa, a OpenMind, dedicada ás áreas de assessoria de comunicação, soft sponsoring e gestão de imagem.

Chegaram ao mercado duas novas marcas de telecomunicações: a Uzo, da Portugal Telecom, e a Rede4 da Optimus.

A Santa Fé ganhou a conta da Optimus Home.

A Michelin investiu 16 milhões de euros para limpar a sua imagem junto dos fãs de Fórmula 1 depois de no Grande Prémio de Indianápolis as equipas que utilizavam os pneus da multinacional terem desistido de participar na prova por razões de segurança.

Mário Miguel e Susana Albuquerque, até então na Touch Me Red Cell, assumiram a direcção geral e criativa da Lowe Portugal. Mário Miguel ficou responsável pelo serviço a clientes e Susana Albuquerque pela área de criatividade.

A Bates Red Cell ganhou as contas de publicidade da Siemens, na vertente de grandes e pequenos electrodomésticos, e da Ufesa, em pequenos electrodomésticos.

O principal accionista do grupo Havas, Vincent Bolloré, assumiu o cargo de chairman do grupo mundial de publicidade.

Vera Nobre da Costa deixou o grupo McCann e passou o testemunho a Pedro Pina, o novo presidente executivo do grupo.

O Clube de Directores de Arte da Europa entregou o Grande Prémio do Festival que organiza anualmente á campanha Bandeiras da FCB.

A Santa Fé e a Strat venceram, respectivamente, o concurso de criatividade e media que a Sanyo Portugal abriu para a campanha de publicidade do seu ar condicionado.

Ricardo Belo de Morais abriu uma nova agência de comunicação, a Belo de Morais & Associados, da qual é o accionista principal.

O departamento de jogos da Santa Casa da Misericórdia atribuiu os serviços de planeamento e compra de espaços publicitários á Media Planning, durante o prazo de um ano e referente a um investimento de 10 milhões de euros.

A Laranja Mecânica adicionou três novas contas ao seu portfólio: Gelpeixe, Goodyear Dunlop e Solbi City Desk.

A agência Today ganhou as contas de publicidade do WC Pato e da Díese, num concurso em que participaram outras duas agências.

O ex-director criativo da OgilvyOne, Miguel Paté, substituiu Susana Albuquerque na direcção criativa da Touch Me Red Cell. Para substituir Miguel Paté, a OgilvyOne contratou Jorge Coelho, director criativo da MaisMercado.

Sérgio Carvalho, Alexandra Pombo e Filipe Rodrigues Almeida abriram, no Porto, a HotShop Brandbuilding&Artwork.

A agência de meios MediaCom entrou no grupo M, da WPP, criado para consolidar as empresas de media do grupo.

A campanha Bandeiras da FCB ganhou o Grande Prémio no Festival de publicidade de Nova Iorque. A DDB recebeu prata com New Beetle Cabrio, a Touch Me Red Cell com Ikea Beds e a Leo Burnett com Water Wise, Fish Tank e Gazela Freezer receberam bronze.

A BBZ ganhou em concurso a conta do Bricomarché, do grupo Mosqueteiros.

Alexandra Medeiros foi nomeada para o cargo de directora de marketing da Siemens Information and Communications, cargo que era ocupado por Margarida Forjaz.

Setembro05

A agência espanhola S,C,P,F anunciou a intenção de abrir um escritório em Lisboa, com a direcção criativa a cargo do antigo director da JWT Lisboa, João Espírito Santo.

Jim Heekin, ex presidente e CEO da Euro RSCG Worldwide, foi nomeado CEO da Grey Woldwide, network controlada pela WPP.

A agência independente StrawberryFrog ganhou a conta global da Heineken, que representa 105 milhões de euros, depois de ter ganho o concurso em que também estava presente a McCann Erickson.

A produtora Tangerina Azul anunciou a intenção de abrir um escritório na América do Sul, com o objectivo de servir de apoio ás produções internacionais.

O grupo WPP anunciou um aumento de 32% nos seus lucros durante o primeiro semestre de 2005, para os 372 milhões de euros. Também as receitas registaram uma subida de 22% para os 3,62 mil milhões de euros.

A multinacional sueca Ikea dividiu a sua conta de meios, estimada em 200 milhões de euros, entre as duas agências do grupo WPP, a Mediaedge:cia e a MediaCom. Esta agência trabalhará a conta em Portugal.

A Marketing Drive, empresa de marketing relacional, interactivo e promoções associada á FCB Portugal, ganhou a conta below the line das marcas Grant's, Glenfiddich e Balvenie.

As produtoras Shots e Montaini reforçaram a lista de realizadores com a entrada de Joana Areal e Ana Oliveira, respectivamente.

A agência de meios Mediaedge:cia anunciou a intenção de abrir uma empresa de gestão de patrocínios, a MEC:Sponsorship, e lançou em Espanha a marca Fullsix.

A agência de comunicação LPM realizou uma parceria com a NTM, uma empresa de publicidade e marketing com grande expressão no Norte do País, passando a LPM a integrar a oferta de serviços da NTM, que passa, por sua vez, a ter um portfólio alargado.

A produtora Ozono contratou um novo produtor-executivo, António Alfaiate, alargou o portfólio de serviços e anunciou uma nova imagem corporativa desenvolvida pela Foote, Cone & Belding.

A conta de meios do BBVA Portugal passou a ser trabalhada pela OMD, do grupo OmniCom, depois de um concurso internacional onde participaram a Media Planning, a Universal McCann, a Carat, a Mediaedge:cia e a StarCom.

Os CTT reestruturaram o marketing da empresa, levando á entrada e saída de várias pessoas e á criação de novas direcções. Carla Cruz assimiu a direcção de marketing de correios e corporativo e Dionísia Ferreira foi nomeada directora de novos negócios dos CTT.

Miguel Tomé, até aqui director de comunicação da Opel Portugal, assumiu o cargo de director de comunicação da Galp Energia, substituindo António Túlio.

A produtora Shots contratou Frederico Rosa, que até então estava na República das Bananas, para assumir o cargo de director de produção.

A Central de Comunicação anunciou a junção de competências da agência de marketing relacional MaisMercado e da agência de publicidade WOP, que já operava nas instalações do grupo. Gonçalo Cardoso assumiu a direcção criativa da MaisMercado e Rui Zuzuarte continuou com director geral da empresa.

A Associação Portuguesa de Anunciantes apresentou o Código de Boas Práticas na Comunicação Comercial para Menores que inclui regulação em novos meios, faz a distinção entre crianças e menores e aborda tema como a violência e obesidade.

A GreyHome ganhou a conta da Cabovisão, sendo responsável pelo desenvolvimento de toda a comunicação da operadora de telecomunicações.

A agência de comunicação Ipsis ganhou a conta do Disney Channel.

A empresa de gestão de merchandising TBZ abriu escritórios em Espanha e Inglaterra e criou uma holding constituída por cinco empresas para as áreas de retalho, consultoria, licenciamento de marcas, gestão de estádios e imobiliário.

A Proximity foi a agência escolhida para trabalhar as contas das marcas de calçado Foreva e Sapatália, detidas pela Kyaia. No concurso participaram a Ogilvy, Euro RSCG e TBWA.

A Euro RSCG preparava a abertura de uma nova agência na área da publicidade. a estratégia passava em adoptar a marca Fuel, o que não foi possível já que já existia uma agência em Portugal a actuar nas áreas de design e publicidade com esta denominação.

O gabinete de comunicação Nickles & Pickles anunciou a abertura de um escritório em Barcelona dedicado á comunicação interactiva. A empresa anunciou ainda um novo serviço de consultoria dedicado ás PME’s chamado Centro de Comunicação Check-Up.

A Parceiros de Comunicação conquistou a conta de comunicação institucional e de produto da Diageo Portugal que conta no seu portfólio com marcas como Johnny Walker, J&B, Safari, Periquita, Smirnoff, Guiness ou Bailey’s.

A G.Look, empresa do grupo GCI dedica á moda, beleza, cosmética e decoração ganhou as contas da Chicco, Control, Avia, Converse/Allstar, Decénio, Gant e Sportzone.

O grupo Storm lançou uma empresa especializada em marketing político, a Increase, dedicada a trabalhar a imagem dos políticos.

O nome Jazztel deu lugar á AR Telecom, uma nova marca decorrente da estratégia da empresa, e cujo projecto de identidade e comunicação foi desenvolvido pela agência By.

Miguel Varela e João Nuno Pinto, ex-Tangerina Azul, criaram o projecto Garage Films. Miguel Varela assume o cargo de produtor executivo e João Nuno Pinto de realizador da nova produtora.

A McCann conquistou a conta da Boehringer Ingelheim em duas frentes: criatividade e meios. Para trabalhar a criatividade foi escolhida a McCann ErIckson e na área de meios venceu a Universal McCann. A conta está avaliada em seis milhões de euros.

Na 15ª edição do Neurónio o júri escolheu como melhor anunciante a Associação Cais e como melhor agência a Ogilvy. A Ogilvy foi também premiada com trabalhos para a Associação Cais, a Touch Me Red Cell venceu três prémios e uma menção honrosa, a Proximity dois prémios e uma menção honrosa, a MaisMercado dois prémios e a One to One, a TBWA/EPG e a Wunderman ganharam cada uma um prémio.

D Outubro05

Gonçalo Morais Leitão deixou o cargo de director criativo da BBDO para se dedicar a um projecto próprio. O novo projecto é constituído por cinco pessoas, sendo uma delas Miguel Moreira Rato, ex-subdirector do Diário Económico.

A Galp Energia lançou uma nova garrafa de gás, a Pluma, que se destaca pela segurança, ergonomia e pelo peso, cerca de metade da garrafa tradicional. O design do exterior da garrafa, a criação e desenvolvimento da marca e a sua promoção foram da responsabilidade da Brandia.

A Euro RSCG Design & Arquitectura foi a agência responsável pela mudança de imagem da Optivisão, que foi apresentada em Praga aos 200 franquiados da marca.

Pedro Lima, director de arte, e Paulo Pinto, redactor, trocaram a agência de publicidade BBDO pela Partners.

Luís Segadães assumiu o cargo de presidente da agência de marketing relacional Wunderman e Nuno Duarte é o novo director criativo da agência, substituindo Jayme Kople. Além disso a agência conquistou novas contas: o trade marketing da Motorola e a Microsoft.

A nova imagem da Rede Mundial de Agências Independentes (ICOM) apresentou uma nova imagem que foi criada pela Uzina em Portugal.

A ex-directora de marketing das Amoreiras, Maria Galvão Sousa, foi afastada das suas funções depois de declarações dadas ao jornal Público a propósito do aniversário do centro comercial. Maria Galvão Sousa terá referido que a descida do número de frequentadores do centro não era preocupante já que se tinha traduzido no desaparecimento dos frequentadores de cor.

A WPP em Portugal anunciou a reorganização das agências do grupo, sendo que uma das hipóteses passa pela aproximação dos grupos Red Cell e Young & Rubicam, nomeadamente entre as agências de marketing relacional Touch Me Red Cell e Wunderman.

A Habitat deixou de existir em Portugal enquanto marca, dando lugar ás lojas Area.

Um protocolo assinado entre o Departamento de jogos da Santa Casa da Misericórdia e a Amaury Sport Organization definiu o Euromilhões como patrocinador principal do Lisboa-Dakar.

A British Airways escolheu a Bartle Bogle Hegarty para ser responsável pela sua conta de criatividade global, avaliada em 87 milhões de euros.

A Air Luxor anunciou a mudança de nome da companhia para Hi Fly.

O Rock in Rio anunciou que os cinco patrocinadores da edição de 2004 voltaram a renovar o patrocínio para 2006: Toyota, Millennium Bcp, Sumol/7Up, Vodafone e Sagres.

A agência de meios Starcom MediaVest, do grupo Publicis, ganhou metade da conta global da Gillette, avaliada em 668 milhões de euros. A outra metade será repartida entre outras agências.

A Red Cell ganhou a concurso a conta da Sumol para a área de sumos e néctares da empresa. A Euro RSCG e a Brandia eram as outras agências a concurso.

Salvador Peres assumiu, a título transitório, a coordenação do gabinete de comunicação e imagem da EDP, substituindo Horácio Piriquito.

A união Ibérica entre as agências 25 Rãs de Portugal e a 25 Ranas de Espanha terminou dando lugar, em Portugal, á Elec3city. A holding portuguesa vendeu a participação que tinha em Espanha e a espanhola vendeu a participação que tinha na portuguesa.

A Brandia foi a agência responsável pela criação da nova imagem corporativa do guia de experiência A Vida é Bela.

Foi criada em Espanha a Minority, uma agência de marketing e comunicação destinada aos imigrantes oriundos de África, América Latina, Ásia e Europa de Leste.

O Banco Alves Ribeiro tem uma nova imagem e passou a denominar-se Banco Invest. A denominação do banco foi criada pela Lowe, o novo logotipo foi concebido pela Foote Cone & Belding e a campanha de imprensa, para divulgar a nova identidade, foi criada pela HPP Euro RSCG.

A Puma, empresa de acessórios desportivos, escolheu a Lift e a Global Press com as agências de comunicação que vão trabalhar a conta em Portugal.

O grupo WPP vai acabar com a rede de agências Red Cell em todo o mundo, sendo que apenas nove das 65 actuais vão ser unidas na Voluntary United Group. Às restantes resta-lhes a mudança de designação ou a fusão com outras agências do grupo WPP. Em Portugal a Red Cell não faz parte dessas nove agências.

Depois de conquistar a conta da Coca-cola no mercado norte-americano (avaliada em 124 milhões de euros), a Wieden & Kennedy foi escolhida como agência global do anunciante (avaliada em mais de dois mil milhões de euros por ano).

John Dooner e David Bell vão ser afastados do conselho de administração do grupo Interpulic deixando o presidente e CEO, Michael Roth como o único insider da Interpublic no conselho.

O grupo WPP perdeu para a Leo Burnett, do grupo Publicis, a conta global da Samsung, avaliada em 330 milhões de euros.

A Brandia foi a agência responsável pela criação da nova imagem da Administração do Porto de Lisboa.

Neil French, director criativo mundial da WPP, vai abandonar as suas funções na WPP. Esta saída está relacionada com uma conferência em que o publicitário terá defendido que a actividade publicitária não era indicada para mulheres porque elas estariam preocupadas em cuidar de crianças e não se poderiam dedicar a trabalhar horas consecutivas para clientes.

A agência de publicidade Lowe perdeu, a nível internacional, a conta da Skip, depois da BHH ter ganho a Unilever, que representa 167 milhões de euros. Em Portugal a marca vai continuar, para já, a ser trabalhada pela Lowe, já que a BHH não tem presença no nosso país.

Novembro05

A Ogilvy ganhou as contas do Correio da Manhã e do Record.

Ricardo Oliveira é o novo director de comunicação e imagem da Renault em Portugal. O responsável vem substituir Cristina Carvalho que assumiu a direcção de comunicação e publicidade do Grupo Mosqueteiros.

O Banco Espirito Santo vai passar a trabalhar com as agências de publicidade BBDO e McCann Erickson como resultado da avaliação estratégica que o banco fez, deixando assim de trabalhar com a Euro RSCG.

O executivo de contas Luiz Villano da Fischer América está em fase de transferência para Lisboa como braço forte da empresa em Portugal.

A Desafio Global apresentou ao mercado uma nova estrutura empresarial com cinco empresas distintas dentro do grupo Desafio Global: a Desafio Global, a Action 4, a Thankz, a Power House e a Leading.

A Realizar – Impact Marketing, reforçou a sua intervenção no FantasPorto adquirindo os direitos para a gestão e desenvolvimento da imagem do evento, gestão de espaços comerciais e angariação de patrocínios.

A One to One foi seleccionada como parceiro estratégico da Sonae Sierra para a área do marketing e publicidade.

A agência de comunicação Pharmaedia, divisão para o sector de saúde do grupo GCI, conquistou as contas da Pfizer, Wyeth e Servier.

A Euro RSCG Design & Arquitectura foi a agência escolhida para trabalhar a comunicação below the line do negócio de retalho da BP Portugal, num concurso onde estiveram presentes mais duas agências.

A FCB conquistou a Lâmpada de Ouro na categoria de imprensa no Festival Internacional de Publicidade do Rio de Janeiro com a campanha Bandeiras.

A TBWA ganhou a conta de criatividade da McDonald’s, que até então era trabalhava pela Leo Burnett. A conta já era trabalhada pela agência em França e Espanha.

A campanha Bandeiras da FCB para a revista Grande Reportagem foi considerada o melhor anúncio de imprensa do Festival El Ojo Iberoamérica 2005, na categoria de campanhas institucionais e de imagem corporativa.

A agência de comunicação Lift ganhou as contas do Rock in Rio Lisboa 2006, da Oni, GoodYear Dunlop, Ericsson, Campo Real, Europ Assistance, Media Capital Rádios, Toshiba, Puma e CowParade.

O stand do ITP/ICEP presente no World Travel Market ganhou o prémio de Best Business Pavillion. A responsabilidade de montagem e concepção do stand coube á empresa Mutilem que subcontratou a Euro RSCG Design & Arquitectura para o desenho.

O fundador e até agora presidente mundial da Starcom Mediavest, Jack Klues, foi nomeado presidente da Publicis Groupe Media, uma nova entidade que supervisionará as redes de agências de meios Zenith Optimedia e Starcom.

A Wise Marketing é uma nova agência de publicidade relacional detida por João Nazaré, ex director de arte e supervisor criativo da MaisMercado, e pela Lkm – Loyalty and marketing, uma empresa portuguesa especialista em database marketing.

A BBDO e a RMAC foram as agências escolhidas para fazer a mudança de identidade corporativa do Banco Espirito Santo.

Dezembro05

A Foote Cone & Belding ganha Epica D’Or na categoria de imprensa com a campanha Bandeiras para a Grande Reportagem e foi ainda distinguida como a melhor campanha de media nos Epica Awards de 2005

Euro RSCG Portugal ganhou a conta da Companhia de Seguros Tranquilidade para a concepção e produção de toda a sua comunicação institucional e comercial.

El Sol, Festival Publicitário Iberoamericano, passa a ter três novas categorias: marketing directo, marketing promocional e campanhas integrais.

Ricardo Monteiro é nomeado CEO da Euro RSCG na América Latina. Monteiro passa a acumular estas funções com as de CEO da Euro RSCG em Lisboa.

GCI reestrutura equipa após a realização de uma parceria com a Endelman, da saída de Paula Gustavo e da entrada de novas contas na empresa.

Espaço OMD gere conta de planeamento e compra de espaço publicitário da Sony BMG na Europa.

Nasce a Citizen Care, nova empresa dedicada á responsabilidade social e integrada no grupo Weber Shandwick/D&E.

Luís Silva Dias é o novo presidente e CEO da Foote Cone & Belding, substituindo Carlos Galamba que acumulou os cargos durante os três últimos anos.

O grupo Media Planning adquiriu a One to One, empresa de marketing relacional. A One to One tem 15 funcionários e oito clientes fixos e passará a partir de Fevereiro ou Março a partilhar as instalações da Media Planning.

Janeiro06

Lowe & Partners gere conta de criatividade da Império Bonança.

Marco Dias está de saída da direcção criativa da Euro RSCG para assumir a direcção criativa da área de publicidade da Brandia Central de Comunicação.

BBDO foi eleita agência do ano pela publicação especializada Advertising Age, Agência Global do ano pela Adweek e network de publicidade pela Campaign.

LWT ganha conta de produção gráfica do Montepio Geral.

A Sociedade Central de Cervejas e Bebidas anuncia lançamento da Sagres Bohemia 1835, uma edição limitada de um milhão de garrafas de uma cerveja que representará um investimento de 2,5 milhões de euros, em publicidade, eventos e relações públicas. Publicidade do Lancers foi premiada com Troféu de Prata para Melhor Filme Publicitário de Animação pelos Telly Awards.

Ad9 conquista a conta da ART – Associação Regional de Turismo dos Açores.

Montaini anuncia a internacionalização com entrada no mercado italiano a 1 de Fevereiro.

A Unicer prepara-se para colocar no mercado três novos produtos: Super Bock Abadia, a Super Bock Mini e Decider.

Front Page Consultores de Comunicação surge no mercado português. Domingas Carvalhosa e Mafalda Figueiredo são as responsáveis por esta nova agência de comunicação.

Euro RSCG Design e Arquitectura foi escolhida pela FIFA para conceber toda a imagem da Taça UEFA, que se realiza na Holanda a 10 de Maio.

One to One ganha conta de marketing relacional da BMW Portugal.

A Brand Connection foi escolhida pela Credifin para gerir a conta de meios da Médiatis.

Fevereiro06

Sociedade central de Cervejas apresenta a Sagres Bohemia em versão Mini.

Começa uma nova fase de comunicação publicitária do Rock in Rio-Lisboa 2006 com um spot de televisão, em cinema e mupis. Esta fase antecede a venda dos bilhetes e representa um investimento de 1,5 milhões de euros.

Proximity Portugal tem sete trabalhos finalistas na 27ª Edição dos Capple Awards.

A Torrié lança uma nova marca de cafés. A Star Coffe surge dirigida a um público mais jovem, selectivo e com características gourmet.

Nova direcção da Young & Rubicam será definida até ao final do mês de Fevereiro. Em causa está a saída de Albano Homem de Mello do cargo de director criativo da Y&R.

JWT ganha conta de publicidade do Fórum de Coimbra, no concurso onde participaram ainda as agências HPP Euro RSCG e a Be Next.

Nova expressão ganha a conta de meios da Betandwin.

CTT são os primeiros patrocinadores oficiais nacionais do campeonato Europeu de Sub-21.

João Esteves é nomeado CEO do grupo GCI e começa a exercer funções a partir da segunda quinzena de Março.

O festival Publicitário Iberoamericano El Sol anuncia abertura de inscrições e membros do júri das categorias cinema/Tv, imprensa e rádio. De Portugal estará presente, como jurada, Susana Albuquerque da Lowe & Partners.

Brand Fiction surge no mercado. A nova empresa, dedicada á gestão de marketing de entretenimento foi fundada por João Félix da Costa e Duarte Vilaça, profissionais que estiveram em agências como a Brandia ou a Starzone.

Brandia Central passa a ser a denominação do grupo que resulta da fusão entre a Brandia e a Central de Comunicação. A Ipsis, N Media e CTP-Produção continuam a operar como marcas independentes

Super Bock patrocina segunda edição do Super Bock Super Rock em Angola. Para o evento musical a marca de cervejas realizou uma campanha específica que esteve presente nos meios TV, imprensa e outdoor.

Ana Valente é a nova directora criativa da Proximity. Até agora a responsável assumia funções de art director.

Março06

António Mello sai da GeyHome, passando as suas funções (director de serviços a clientes) a ser exercidas por Victor Vasques que é também presidente do grupo Grey Portugal.

Lowe ganha conta do Intermarché.

Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) tem nova imagem e identidade corporativa criada pela BBDO.

Seguro Directo muda de imagem.

A Proximity Portugal conquistou Prata e Bronze na 27ª. Edição do John Caples International Awards.

Carat apresenta o Sportsrating, nova ferramenta para avaliação do retorno do investimento desportivo.

Omnicom Media Group lança em Portugal a agência de meios PHD e uma nova unidade de negociação de volume, a OPera.

HPP Euro RSCG ganhou a conta da Mega Rede, a maior rede multi-serviços do país. Em concurso estiveram também a McCann Erickson, a Dorland, a 37 Design e a Partners.

Água Serra da Estrela apresenta Estrela, uma água de nascente com sabores a fruta e sem gás. O conceito criativo e a produção da campanha esteve a cargo da Lowe.

DDB junta Lipton á sua carteira. A marca deixou de trabalhar com a JWT para escolher a DDB como agência que passa a trabalhar a Lipton above the line.

Super Bock lança sabor Tango.

A Partners ganhou a conta da TV Cabo e NetCabo.

BBDO apresenta novo hino da Galp Energia. “Porque não pedir o Mundo?”. A música foi criada por Manuel faria e Nuno Tempero da Índigo, com letra de Nuno Jerónimo, Pedro Bidarra e Marco Pacheco.

Pedras investe quatro milhões de euros em campanha de lançamento de três novos sabores.

Agência de publicidade Srª. Rushmore cria em exclusivo para Portugal a nova campanha da Nestea. Muda de Iced-tea é o claim e a campanha divide-se em dois filmes: Muda de Casa e Cantor Famoso.

Euro RSCG é a responsável pela campanha de sensibilização do Instituto de Turismo de Portugal e da Associação Nacional das Regiões de Turismo que tem como protagonistas Mariza, José Mourinho e Tiago Monteiro.

Ogilvy ganha conta de publicidade do Jornal de Notícias.

Polis Eventos, empresa especializada em eventos, reposiciona-se no mercado dando origem ao Touch Group no qual estão incluídas a MPI – Meeting Planners International e a Refresh – Activation Brand.

Cupido conquista três novas contas: Worldtravel BTI, a PubliUp e o Park&Zoo Santo Inácio.

Abril06

Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCCB)apresenta queixa no Instituto Civil da Autodisciplina da Publicidade (ICAP) contra a Unicer. Em causa está a campanha publicitária da Super Bock Abadia que veicula expressões como “sabor artesanal” ou “receita artesanal” e que, segundo a SCCB, “consubstancia uma publicidade ilícita, falsa e enganosa”. ICAP deliberou que a campanha cessasse imediatamente. A Unicer recorreu e aguarda decisão.

Filme “Guia”, criado pela Young & Rubicam, ganhou o primeiro prémio do Festival do Filme Paralímpico, que decorreu na Hungria.

Montepio Geral é o banco oficial do Campeonato Europeu de Sub-21, organizado pela UEFA em Portugal.

LPM é a agência escolhida para trabalhar a conta da região de Turismo da Madeira.

Sociedade Portuguesa de Reumatologia apresenta campanha de sensibilização sobre artrite reumatóide.

Hino da Galp gera polémica. Uma das últimas frases de um dos refrões (“Que o último a chegar é paneleiro”) foi considerada homofóbica pelo site Portugal Gay. Quando alertada para esta situação a Galp retirou do mercado os CDs com a música para substitui-los com uma outra versão da letra.

Red Cell aproveita imagem ícone de Bono para criar campanha para a Ami. Sob o claim You Too Can Help, a campanha surge destinada a um público mais específico e que normalmente não é foco destas campanhas: os jovens.

CTT Correios de Portugal escolheu a agência Arena para trabalhar a conta de meios.

Leo Burnett cria para o Instituto de Apoio a Crianças a peça Alzheimer.

Media Contacts começa a trabalhar com a Warner Brothers. A agência será responsável pelo planeamento de meios, compra de espaço e medição de resultados online da Warner Brothers.

Prémios Eficácia introduzem a categoria de Prémio á Melhor Utilização de Rechearch e anulam a categoria de marketing relacional, que passa a estar integrada nas categorias de produto existentes. É ainda alterada a categoria que incluía serviços e administração pública que, agora, passa a estar subdividida em finanças e seguros e outros serviços e administração pública.

Cineponto conquista conta de criatividade do Grupo Solverde.

N Design ganha a conta das Pousadas de Portugal. A agência foi escolhida em concurso pela Movijovem e será responsável por desenvolver a campanha de lançamento da Pousada de Juventude de Melgaço e pela comunicação da marca.

Dot One New Media faz parceria com a Mandala para exploração publicitária da rede Canal H, rede instalada em 29 hotéis em todo o país.

Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCCB) lança águas para perder peso, a Formas Luso, e surge com os sabores morango, limão e manga.

Special Media é a nova empresa no mercado para a área da concessão de espaços publicitários exteriores especializados em formatos especiais.

Leo Burnett coloca oito trabalho nas shortlist do Festival Iberoamerciano de Publicidade.

Ad9 é escolhida, pela segunda vez, para trabalhar a campanha do Dia Nacional da prevenção de Acidentes de Trabalho. A campanha envolve, entre outras acções, imprensa, e-mailings e uma sessão solene na Assembleia da República.

Tux & Gill foi a escolhida para renovar a imagem da Multipessoal, do Grupo Espirito Santo. A agência terá a seu cargo a mudança de identidade e a comunicação da Multipessoal.

BES investe 1,5 milhões de euros em projecto de comunicação de apoio á Selecção Nacional. O projecto envolve o reforço da ligação emotiva da população, especialmente das mulheres, á Selecção. A campanha arrancou com a colocação de um grande formato publicitário no Marquês de Pombal, onde se vê a camisola nº. 17 com a frase “Sabe quem vai ser a estrela do BES na campanha de apoio á selecção?”

João Pires é o novo director criativo da Rasgo. Pires substitui Carlos Campos que assume funções de direcção na nova área da empresa dedicada a projectos especiais.

Maio06

Portugal conquista dez prémios no Festival Iberoamericano de Publicidade, sendo que nove foram atribuídos á Leo Burnett e um á YDreams. A Leo Burnett conquistou Ouro em serviço público e prata em direcção de actores com a campanha Alzheimer e mais um ouro, quatro pratas e um bronze em campanhas de imprensa. A YDreams ganhou Bronze com um mupi interactivo para a Nokia.

View ganha conta de comunicação online da Sagres. Em concurso com a View estiveram ainda a By Design e a Euro RSCG.

A agência de publicidade Ogilvy foi escolhida pelo grupo Renascença para desenvolver a nova imagem e comunicação da rádio.

Associação de Turismo do Algarve escolheu a agência de meios Media Planning e a agência de comunicação Media Consulting para desenvolverem a campanha de comunicação e promoção do Algarve como destino turístico no mercado espanhol.

Adore surge no mercado das agências de publicidade. Formada por quatro profissionais da The Basement, a agência surge integrada no grupo Desafio Global.

João Geada deixa a Proximity Portugal para gerir a equipa criativa da Wundermann em Espanha.

Heineken é a nova patrocinadora do Festival Paredes de Coura.

S,C,P,F abre escritório em Lisboa com o objectivo de aproximar os clientes ibéricos que fazem parte do seu portfólio. João Espírito Santo será o CEO do escritório de Lisboa.

Apresentada a campanha da McCann para a Liga Portuguesa Contra a Sida sob o conceito “Tanto faz como fazes. Desde que uses preservativo”.

Concurso Young criatives 2006 leva três duplas portuguesas a Cannes. Tomás Lemos e Vasco Tomás, da Partners, ganharam em Imprensa com Search; Marcio martins e Ricardos Marques da Brandia Central ganharam em televisão com Lâmpada e Tiago varandas da HPP Euro RSCG e Carlos Sampaio da Prodigentia Tecnologias de Informação venceram em Cyber com Sem Segredos.

BBDO compra a agência de design RMAC.

O festival El Sol entregou dois ouros e uma prata á Leo Burnett, e um bronze á Euro RSCG. A Leo Burnett ganhou um sol de ouro pelo filme Alzheimer e outro sol de ouro pela acção Pássaros para a Nestlé. A Leo Burnett, em marketing directo, ficou com um sol de prata por Prenda de Natal para Bola Amiga. A Euro RSCG receberam um bronze pelo filme Berçário para a Amnistia Internacional, produzido pela Show Off.

A organização do 53ª. Edição do Festival de Publicidade Internacional de Cannes revelou que o número de inscrições aumentou 12,5% em relação ao ano passado. No certame, a decorrer de 18 a 24 de Junho, vão estar representados 81 países. Portugal também está em competição por um Leão com um total de 344 candidaturas.

Deixe aqui o seu comentário