A aposta nos D'ZRT

Por a 21 de Novembro de 2005

D'ZRT

Os D'ZRT são os protagonistas da campanha de brinquedos da insígnia Feira Nova. Depois do sucesso na telenovela Morangos com Açúcar, chegou a vez de se tornarem caras da publicidade

Os D'ZRT são os protagonistas da campanha de publicidade da campanha de brinquedos da insígnia Feira Nova. Esta campanha arrancou a 8 de Novembro e irá prolongar-se até 12 de Dezembro. A ideia de ter os D'ZRT na campanha de brinquedos do Feira Nova veio da agência de publicidade, a Partners. «Os criativos tiveram a ideia de usar uma boys band», explica Lourenço Thomaz, director criativo da Partners. Os responsáveis da Partners acharam que era uma ideia diferente, o que ia de encontro ao pedido pelo Feira Nova. «Queriam uma coisa diferente, mas que tivesse tanta ou mais notoriedade que a concorrência», explica. E os D'ZRT são de longe a banda mais conhecida do momento.

Depois de escolhida a boys band foi necessário chegar a acordo, «o que demorou um bocadinho», continua Lourenço Thomaz. Com os D'ZRT a negociação foi simples, uma vez que o grupo gostou logo da ideia. Mas demorou um pouco mais porque havia várias entidades envolvidas que tinham que estar de acordo, como a TVI e a NBP. No filme os quatro membros da banda – Angélico, Vintém, Cifrão e Edmundo — são convertidos em bonecos que ganham vida, saltando das suas caixas, alinhadas nas prateleiras do Feira Nova, para cantar e dançar um tema de Natal inédito, criado especialmente para esta ocasião.

No total, entre equipa técnica, protagonistas e figurantes estiveram envolvidas cerca de 40 pessoas. A filmagens foram feitas em três momentos, segundo Catarina Matos e Silva, realizadora da República das Bananas. Num primeiro momento foi filmada a coreografia dos D'ZRT em fundo croma e tamanho real para serem depois reduzidos em pós-produção. Num segundo momento, os D'ZRT foram filmados com as crianças no corredor do Feira Nova construído para o efeito no estúdio. Num terceiro momento filmaram-se as prateleiras onde aparecem os bonecos D'ZRT.

Para filmar o grupo a dançar foi utilizada uma Motion que permitiu filmar cenas diferentes, fazendo os mesmos movimentos com a câmara.

Foram cerca de 24 horas seguidas que foram necessárias para fazer as filmagens. «Durante todo esse tempo os D'ZRT foram espectaculares», refere o director criativo da Partners. E Catarina Matos e Silva acrescenta: «Não são nada vedetas. São super-esforçados e tinham a mesma energia ás duas da tarde e ás quatro da manhã». Lourenço Thomaz justifica que as filmagens foram feitas em 24 horas por causa da disponibilidade dos D'ZRT e para não encarecer o filme. A produtora recorreu ao estúdio Nova Imagem, onde realizou as filmagens.

As 12 crianças não estiveram muito tempo em estúdio, tendo chegado ás 16 horas e saído cerca das 21 horas. Além dos habituais enganos próprios da idade e da excitação e falta de disciplina por estarem perto dos D'ZRT, não houve percalços de maior.

A campanha apela essencialmente a um público-alvo composto por 'teens' e pelos denominados 'tweens' (8 aos 12) que, não querendo ser vistos como crianças mas não sendo ainda adolescentes, aspiram a estar neste último segmento, o que permite uma identificação com a imagem da banda.

O trabalho de pós-produção demorou uma semana. «Correu tudo muito bem, dentro das dificuldades que estavam previstas. O trabalho foi muito calculado e programado entre a agência, a produtora e o cliente», refere Lourenço Thomaz.

A campanha, além dos dois filmes de 35 e 18 segundos, inclui spots em rádios locais, outdoors, materiais de lojas e folhetos. Além da campanha publicitária, que segundo Lourenço Thomaz «está ser um sucesso», as lojas Feira Nova estão a levar os D'ZRT aos hipermercados para realziarem sessões de autógrafos.

Ficha Técnica

Cliente: Feira Nova

Produto: Campanha de Brinquedos

Agência: MSTF Partners

Directores Criativos: Susana Sequeira / Lourenço Thomaz

Criativos: João Pereira / Lopo de Carvalho

Produtor: Martim Lemos

Produtora: República das Bananas

Realizadora: Catarina Matos e Silva

Produtor: Pablo Feron

Direcção de Fotografia: João Lança Morais

Sonorização: Digital Mix

Pós-Produção: CEE

Deixe aqui o seu comentário