Superbrands Portugal 2004 distingue nove marcas

Por a 11 de Junho de 2004

Acerimónia de lançamento do livro Superbrands realizou-se no passado dia 8, terça-feira. O livro estará á venda ainda este mês em livrarias, por 35 euros. Na referida cerimónia de lançamento conheceram-se ainda as nove marcas galardoadas com os Prémios Excelência Superbrands Portugal.

Os vencedores dos prémios de excelência foram Barca Velha (confiança), EDP (solidez financeira), Optimus (marketing excepcional), Porto Ferreira (tradição), Mimosa (valor para cliente), Martini, (irreverente), Fnac (relação afectiva), Via Verde (marca ímpar) e Coca-Cola (notoriedade).

As marcas foram votadas por duas amostras: uma de público em geral e outra de quadros empresariais. O estudo foi da responsabilidade da Mybrand. No inquérito, foi pedido aos consumidores que associassem personalidades públicas ás marcas. Figo foi associado a campanhas da Galp e Coca-Cola. Por seu lado, Belmiro de Azevedo foi associado ao Continente e á Optimus como patrão carismático. A influência percebida do Estado foi associado pelos consumidores á EDP, PT, Galp, Via Verde e Brisa.

A idade média do público em geral que participou neste estudo foi de 29,7 anos. Quanto á distribuição geográfica, a Grande Lisboa lidera a tabela com 40,2% dos votos recebidos nesta amostra. No que respeita á comunidade empresarial, a idade média foi de 33,8 anos e os homens foram quem mais votou (67%). A região da Grande Lisboa, liderou a tabela com 48,3% dos votos recebidos, seguida do Grande Porto (22,6%), Litoral Norte (11,9), Litoral Centro (10), Interior (3,4), Sul (2,9) e Ilhas (1). Os consumidores que participaram neste inquérito responderam a 15 questões relacionadas com atributos da marca que serviram para identificar as dimensões de excelência percebida por cada indivíduo. Com base na informação recolhida e no indicador de familiaridade foi possível construir círculos de excelência. Foram ainda formuladas questões de carácter projectivo que permitiram conhecer aspectos simbólicos das marcas. MJL

Deixe aqui o seu comentário