O primeiro gomo de tangerina
A Galp Energia lançou a segunda insígnia do negócio de lojas de conveniência. Saiba as razões da escolha da denominação Tangerina para a nova rede de lojas
Até ao final de 2005, a Galp Energia pretende abrir 100 lojas
Tangerina no mercado ibérico, sendo 50 em Portugal e as outras 50 em
Espanha.
Com um investimento previsto, até 2005, de 3,5 milhões de euros,
esta rede surge como a segunda insígnia do negócio de lojas de
conveniência da operação de retalho da Galp Energia, sendo a M24
(rede de 50 lojas que resulta da parceria com a Sonae) a primeira
insígnia desta operação.
«O conceito Tangerina é o de um light franchising de uma loja de
conveniência nos postos Galp, sendo a oferta essencialmente de
impulso e cafetaria», explica Miguel Setas, director de marketing
estratégico da Galp Energia.
Para o responsável, esta rede pretende criar uma percepção por parte
do cliente de uma loja diferente, com ambiente e atmosfera distintos
da tradicional loja de posto de abastecimento, dando grande enfoque
á valorização da imagem da loja e da prestação de um serviço de
qualidade.
A primeira loja inaugurada está situada no posto Galp de Linda-a-
Velha.
E o que se pode encontrar numa loja Tangerina? A sua oferta baseia-
se essencialmente em compras de impulso e cafetaria. Pastelaria,
aperitivos, sumos e refrigerantes, vinhos, padaria, artigos para
oferta, artigos de car care, jornais, livros e revistas, tabaco e
utilidades, são algumas das categorias de produtos disponíveis nesta
cadeia.
A aposta da Galp Energia numa segunda insígnia na área de
conveniência surge na sequência da recente renovação de imagem e
pretende homogeneizar todos os interfaces da marca, bem como ter um
maior controlo sobre a qualidade da oferta da empresa.
Segundo Miguel Setas, a implantação desta rede de lojas cumpre um
conjunto de objectivos inseridos na estratégia de desenvolvimento do
negócio não-fuel da Galp Energia.
Entre eles, o responsável destaca a melhoria do nível de serviço
prestado nos postos, o aumento da rentabilidade das lojas
existentes, tanto para a Galp Energia como para os seus parceiros, a
integração no processo de renovação de imagem dos postos de
abastecimento e o «crescimento do negócio de cada posto Galp,
contribuindo para o objectivo de atingir 30% do benefício global do
Retalho da Galp Energia em negócios não-fuel e tirando partido dos
milhões de visitas anuais aos postos», reforça Miguel Setas.
A imagem das lojas Tangerina foi concebida pela Novodesign. «O nome
foi escolhido pelas associações positivas que o fruto provoca e pe-
lo alinhamento com os valores da marca Galp Energia» refere o
director de marketing, segundo o qual os estudos de “naming”
desenvolvidos permitiram identificar valores como revigorante,
relaxante, amigável, fresco, apelativo, entre outros.
Valores que estão «alinhados com a nova filosofia da marca Galp
Energia, baseada no conceito de “energia positiva”».
Miguel Setas explica ainda mais associações de ideias.
«Adicionalmente, o facto de o fruto ser laranja e de pequena
dimensão era ideal para representar uma pequena loja situada num
posto da Galp», afirma o responsável, que acrescenta que o logótipo
desenvolvido representa simultaneamente um sorriso e um gomo de
tangerina, «uma forma intimamente relacionada com a identidade
corporativa da Galp Energia».
A estratégia promocional delineada pela empresa para esta nova
estrutura é baseada em três vertentes: local – á medida que forem
abertas estas lojas serão desenvolvidas acções de comunicação na
zona de influência dos postos onde se situam; nacional – quando a
rede de lojas tiver dimensão e capilaridade, a Galp Energia vai
equacionar a hipótese de desenvolver comunicação de massas, com
recurso a mass media; e fidelização – através do cartão de
fidelização da empresa será desenvolvida comunicação específica
sobre estas lojas.
Todas as lojas Tangerina estão situadas em postos de abastecimento
Galp, têm uma área tipificada que varia entre 35 e 70 metros
quadrados e a sua imagem externa é centrada na cor laranja e em
motivos alusivos ao fruto.