O primeiro gomo de tangerina

Por a 20 de Dezembro de 2002

A Galp Energia lançou a segunda insígnia do negócio de lojas de conveniência. Saiba as razões da escolha da denominação Tangerina para a nova rede de lojas

Até ao final de 2005, a Galp Energia pretende abrir 100 lojas

Tangerina no mercado ibérico, sendo 50 em Portugal e as outras 50 em

Espanha.

Com um investimento previsto, até 2005, de 3,5 milhões de euros,

esta rede surge como a segunda insígnia do negócio de lojas de

conveniência da operação de retalho da Galp Energia, sendo a M24

(rede de 50 lojas que resulta da parceria com a Sonae) a primeira

insígnia desta operação.

«O conceito Tangerina é o de um light franchising de uma loja de

conveniência nos postos Galp, sendo a oferta essencialmente de

impulso e cafetaria», explica Miguel Setas, director de marketing

estratégico da Galp Energia.

Para o responsável, esta rede pretende criar uma percepção por parte

do cliente de uma loja diferente, com ambiente e atmosfera distintos

da tradicional loja de posto de abastecimento, dando grande enfoque

á valorização da imagem da loja e da prestação de um serviço de

qualidade.

A primeira loja inaugurada está situada no posto Galp de Linda-a-

Velha.

E o que se pode encontrar numa loja Tangerina? A sua oferta baseia-

se essencialmente em compras de impulso e cafetaria. Pastelaria,

aperitivos, sumos e refrigerantes, vinhos, padaria, artigos para

oferta, artigos de car care, jornais, livros e revistas, tabaco e

utilidades, são algumas das categorias de produtos disponíveis nesta

cadeia.

A aposta da Galp Energia numa segunda insígnia na área de

conveniência surge na sequência da recente renovação de imagem e

pretende homogeneizar todos os interfaces da marca, bem como ter um

maior controlo sobre a qualidade da oferta da empresa.

Segundo Miguel Setas, a implantação desta rede de lojas cumpre um

conjunto de objectivos inseridos na estratégia de desenvolvimento do

negócio não-fuel da Galp Energia.

Entre eles, o responsável destaca a melhoria do nível de serviço

prestado nos postos, o aumento da rentabilidade das lojas

existentes, tanto para a Galp Energia como para os seus parceiros, a

integração no processo de renovação de imagem dos postos de

abastecimento e o «crescimento do negócio de cada posto Galp,

contribuindo para o objectivo de atingir 30% do benefício global do

Retalho da Galp Energia em negócios não-fuel e tirando partido dos

milhões de visitas anuais aos postos», reforça Miguel Setas.

A imagem das lojas Tangerina foi concebida pela Novodesign. «O nome

foi escolhido pelas associações positivas que o fruto provoca e pe-

lo alinhamento com os valores da marca Galp Energia» refere o

director de marketing, segundo o qual os estudos de “naming”

desenvolvidos permitiram identificar valores como revigorante,

relaxante, amigável, fresco, apelativo, entre outros.

Valores que estão «alinhados com a nova filosofia da marca Galp

Energia, baseada no conceito de “energia positiva”».

Miguel Setas explica ainda mais associações de ideias.

«Adicionalmente, o facto de o fruto ser laranja e de pequena

dimensão era ideal para representar uma pequena loja situada num

posto da Galp», afirma o responsável, que acrescenta que o logótipo

desenvolvido representa simultaneamente um sorriso e um gomo de

tangerina, «uma forma intimamente relacionada com a identidade

corporativa da Galp Energia».

A estratégia promocional delineada pela empresa para esta nova

estrutura é baseada em três vertentes: local – á medida que forem

abertas estas lojas serão desenvolvidas acções de comunicação na

zona de influência dos postos onde se situam; nacional – quando a

rede de lojas tiver dimensão e capilaridade, a Galp Energia vai

equacionar a hipótese de desenvolver comunicação de massas, com

recurso a mass media; e fidelização – através do cartão de

fidelização da empresa será desenvolvida comunicação específica

sobre estas lojas.

Todas as lojas Tangerina estão situadas em postos de abastecimento

Galp, têm uma área tipificada que varia entre 35 e 70 metros

quadrados e a sua imagem externa é centrada na cor laranja e em

motivos alusivos ao fruto.

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