Acção sem mascara
Alertar as consciências para a problemática da sida foi o mote de uma campanha de RP
Vamos deixar cair esta máscara” é o apelo da campanha que assinalou este ano o Dia Mundial da Sida (1 de Dezembro), promovida pela Associação Nacional de Luta Contra a Sida. Idealizadas pela Imago, as acções de relações públicas não descuraram a mensagem da Onusida (agência da ONU para a sida, cuja presidência é este ano portuguesa) e chamaram a atenção para o «estigma e discriminação» sofrida pelos afectados.
Para associar ao claim, a Imago criou uma máscara, que constituiu o símbolo da campanha. «A máscara branca é uma imagem chocante e forte, que simboliza a discriminação que sofrem os seropositivos», esclarece Carlos Matos, responsável pela agência de comunicação.
A mensagem, transmitida em diversos suportes e de diversas formas, teve diversos momentos fortes, como o lançamento do livro “Testemu-nhos”, uma compilação de depoimentos de pessoas seropositivas ou doentes com sida.
Além de diversas personalidades e figuras públicas que aderiram á iniciativa, os principais jornais, rádios e televisões do país deram grande destaque á iniciativa. De uma forma ou de outra, todos puseram a «máscara».