Um “quarto de Vigor”, por favor…

Por a 15 de Novembro de 2002

Sente saudades do leite Vigor? A Lactogal acredita que sim e decidiu investir mais de 400 mil euros no relançamento da marca que faz parte do imaginário dos portugueses

Saudades de Leite?” Este é o claim da campanha que vai apoiar o relançamento da marca Vigor. Há dois anos, a Lactogal comprou a empresa. Agora, decidiu apostar fortemente na visibilidade da marca, «por acreditar que tem capacidade e potencial para se tornar em mais uma marca de sucesso dentro do nosso portfólio», revela João Santos, director de marketing da Lactogal.

Nesse sentido, lançou uma campanha de comunicação multimeios cujo investimento foi «superior a 400 mil euros (valor de tabela)», salienta.

Sabendo que o “quarto de Vigor” remete para o imaginário dos consumidores, uma vez que é uma marca emblemática com 56 anos de existência, a Lactogal decidiu homenagear a sua existência. Em 2001, iniciou-se a mudança, com uma alteração de identidade corporativa e uniformização do packaging. Agora, porém, a Lactogal foi mais longe.

Aumentar a visibilidade da marca junto dos consumidores e reforçar a liderança da Vigor no segmento do leite pasteurizado é o objectivo.

De acordo com João Santos, «a marca Vigor tem uma quota superior a 35% do mercado de leite pasteurizado», sendo líder do segmento.

Além disso, este é o primeiro passo de uma estratégia mais alargada da Lactogal, que se prepara para entrar com esta marca de leite noutros segmentos de mercado: «A Vigor prepara-se para a abertura do mercado de leite fresco a novos conceitos de produtos, modernos e inovadores, com a qualidade e frescura características da marca», revela ainda o director de marketing da Lactogal.

Enquanto algumas novidades estão em fase de análise, outras são já bem visíveis. Para já, a Lactogal optou por apresentar a marca Vigor com uma imagem diferente. É o caso da nova embalagem. Mantendo

a tradicional garrafa de vidro como elemento identificador da marca, representando quase o seu logótipo, o leite Vigor surge rejuvenescido.

Segundo o gestor, a marca tem agora uma imagem «mais simples e limpa», que reforça aquilo que lhe é característico: «A qualidade, a frescura e o sabor do leite Vigor.» Ao nível da identidade, o lettering também pretende ser mais moderno, mantendo a simplicidade, de forma a não entrar em ruptura com o passado, «mas antes a reforçar os valores para o futuro».

A marca lança ainda um novo tipo de embalagem de litro «mais ergonómica que a anterior, em termos de abertura e de funcionalidade, uma vez que tem uma tampa com rosca».

Para apoiar este relançamento, a Guerreiro DDB, agência que trabalha a Vigor, idealizou uma campanha de comunicação multimeios, que envolve também acções no ponto de venda, incluindo experimentação e degustação do produto.

A assinatura escolhida para acompanhar os anúncios de publicidade desenvolvidos, os quais estarão no ar durante quatro semanas, pretende traduzir alguns dos valores da marca: «Vigor, o leite fresco». O claim «Saudades de Leite?» remete para a marca.

A intenção é atingir todos, uma vez que o público-alvo deste produto, embora seja sobretudo urbano e residente na região Sul, é «completamente transversal em termos de faixa etária», acrescenta João Santos.

Apesar de já há dois anos fazer parte integrante do portfólio de produtos da Lactogal, sendo distribuída no circuito comercial comum — canal horeca, pequena superfície e grande superfície —, a marca recebe agora um novo impulso.

Acções que vão possibilitar que a conhecida expressão “Um quarto de vigor, por favor” não deixe de ser ouvida nos cafés da manhã.

Deixe aqui o seu comentário