Criatividade em bom ambiente
Premiar a criatividade mas também debater e sensibilizar para as questões do turismo e da ecologia são os pressupostos do 11º FIPTUR
De 15 a 17 de Maio o Rio de Janeiro vai acolher a 11ª edição do Festival Internacional de Publicidade do Turismo e Ecologia — FIPTUR, um evento da responsabilidade da Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade. O festival destina-se a premiar trabalhos em português, inglês e espanhol divididos em 15 categorias diferentes, entre as quais: Turismo Institucional de Governo; Turismo Ecológico; Feiras, Congressos, Seminários e Convenções; Ecologia e Meio Ambiente; Web sites de Ecologia e Meio Rural; e Web Sites de Turismo.
Mas o FIPTUR é mais do que um festival de publicidade onde,
á semelhança de outras iniciativas similares, são julgadas e premiadas peças publicitárias criadas para diversos suportes, ainda que de alguma forma interligadas pelo tema que lhes serve de pretexto. Este evento pretende posicionar-se também como um forum de discussão e debate, pelo que as palestras agendadas representam um dos trunfos importantes do certame.
Este ano estão já confirmados os nomes dos publicitários Jacques Bille e Luiz Lara e, sob o tema genérico “A responsabilidade da publicidade para o turismo e ecologia que são feitos na Europa”, estão já agendadas intervenções como “Publicidade do Turismo e Ecologia: Como encontrar o elo perdido” ou “A preservação do meio ambiente deve ser utilizada por empresas para fins de marketing institucional?”.
O FIPTUR deste ano — presidido pelo publicitário Gorgõnio Loureiro e coordenado por Jomar Pereira da Silva — conta com o patrocínio da Embratur, Furnas e Ministério do Meio Ambiente e as inscrições estão abertas até 10 de Maio. Três dias em que se pretende encontrar pontos de contacto entre boa comunicação e bom ambiente.