As apostas da Reebok

Por a 15 de Fevereiro de 2002

A marca de artigos para desporto vai investir quase 286 milhões de euros em marketing, lançar uma nova linha e uma cadeia de lojas para mulheres

Apesar da actual conjuntura — ou talvez por isso mesmo —, a Reebok anunciou que não diminuirá o budget destinado ás acções de marketing para este ano, relativamente ao montante despendido no ano de 2001. Assim, a multinacional norte-americana planeia investir cerca de 286 milhões de euros ou 11% do seu volume total de vendas.

A estratégia da marca passa por uma segmentação dos seus produtos, oferecendo propostas diferenciadas para ambos os sexos. Assim, uma parte considerável do dinheiro a investir será aplicado na promoção de produtos destinados ao público feminino, estando já em curso a abertura de uma rede de lojas com vestuário e acessórios exclusivamente para mulheres.

Porém, os homens — público-alvo tradicional — também não são esquecidos: já no início do próximo mês é lançada a Rbk, uma nova linha de produtos.

A aposta no marketing e publicidade tem sido uma constante

no percurso da Reebok. Recorde-se que em 2001 este gigante norte-americano — cujo nome tem origem na designação de uma gazela africana, que serviu de mote ao seu logotipo — fechou um contrato de dez anos com a National Basketball Association (NBA), acordo esse que envolveu uma soma superior a 167 milhões de euros.

Também a aproximação ao universo feminino, agora intensificada, tem antecedentes. Igualmente em 2001, Missy Helliot, cantora de renome no universo do hip-hop, e a jogadora de ténis Venus Williams estiveram presentes em campanhas publicitárias desta conhecida empre-sa norte-americana.

O objectivo da marca — assumido publicamente pelo seu CEO, Paul Fireman — é conquistar a primazia no sector desportivo, um mercado actualmente liderado pela sua concorrente, a também norte-americana Nike.

Deixe aqui o seu comentário