Descubra as diferenças

Por a 21 de Dezembro de 2001

Dois estudos efectuados pela Marktest a um mesmo jogo de futebol revelam uma disparidade de quase dois milhões de espectadores

Depois de a Sport TV ter garantido na época transacta a especificidade do canal no que diz respeito ás audiências, ao apresentar, por exemplo, resultados de um estudo realizado pela Eurosondagem sobre as audiências do jogo Sporting x Benfica — a contar para a temporada 2000/2001 —, os responsáveis voltam a confirmar essa “diferença”.

No passado dia 26 de Novembro, data da transmissão do jogo Sporting x Boavista, a Sport TV foi líder do ranking de share diário, segundo o estudo Audicabo da Marktest, com um valor de 9,6%. O canal foi superado apenas pelos três canais generalistas TVI, SIC e RTP1. Segundo Vasco Perestrelo, director de marketing e vendas da Sport TV, «é um resultado a salientar, principalmente se tivermos em conta as várias limitações que o sistema de audimetria actual da Marktest — Audicabo — revela para medir o canal Sport TV e que por isso subestimam claramente as audiências do canal».

Três das deficiências do estudo que os responsáveis pelo canal não se cansam de apontar são o número insuficiente de lares com Sport TV que integram a amostra do painel, o fenómeno de agrupamento que

a transmissão de eventos desportivos suscita e o facto de não ter em conta o visionamento fora do lar.

Críticas justificadas, se tivermos em atenção os resultados obtidos no último estudo efectuado pela Marktest: 39,6% dos espectadores viram o jogo em casa, enquanto 60,4% preferiram vê-lo fora de casa.

Apesar de tudo, o jogo Sporting x Boavista foi visto por cerca de 87 mil espectadores. Paralelamente ao Audicabo, e com o objectivo de dar uma informação ainda mais cuidada, a Marktest tem realizado des-

de o início do ano estudos de mercado paralelos, efectuados por telefone e que, na opinião de Vasco Perestrelo, «visam avaliar

a audiência da Sport TV durante as transmissões de jogos de futebol».

O último estudo efectuado — realizado aquando da transmissão do mesmo Sporting x Boavista — refere que foi obtida uma audiência de cerca de 2,085 milhões de espectadores, quase mais dois milhões do que o número avançado pelo Audicabo. Verdades distintas, mas que continuam a ser a realidade da Sport TV.

Deixe aqui o seu comentário