Reestruturação chega ao fim
Está concluído o processo de reestruturação do Correio da Manhã, Record e Máxima. As consequências são notórias
O processo de reestruturação das empresas participadas da Investec, sub-holding da Cofina, está em fase de conclusão. Como principais consequências até ao momento, sobretudo para as empresas Presselivre (Correio da Manhã), Edisport (Record) e Edimoda (Máxima), destaque-se
a diminuição de 150 funcionários, resultado da união das plataformas aos níveis editorial, de produção e gestão.
«As áreas administrativa, informática, financeira, de produção e de marketing já se encontram completamente integradas com as respectivas sinergias operacionais e com a redução de custos daí decorrente». No entanto, na área do marketing, Paulo Fernandes, presidente da Cofina SGPS, optou por manter duas estruturas autónomas: uma para as revistas e outra para os jornais do grupo.
No caso do Correio da Manhã esperam-se ainda novidades ao nível editorial: foram introduzidas alterações nos conteúdos e na periodicidade do suplemento de TV — que agora sai aos sábados — e está em curso a reformulação dos suplementos Magazine de Domingo e Desporto.
Para este responsável, «esta reorganização e a qualidade das publicações permitiram que, numa época de relativa recessão no mercado editorial português, designadamente da imprensa, as vendas de publicidade dos títulos da Investec apenas diminuíssem 1,7% nos primeiros nove meses do ano 2001».