Novidades a Oriente

Por a 2 de Novembro de 2001

Um novo site e outro fõlego para a produtora de conteúdos audiovisuais da casa são novidades com que a Parque Expo se despede de 2001

Integrar o conceito de bairro na nova realidade cibernética. Esta poderia ser uma descrição sumária dos objectivos fundamentais

do e-bairro, o novo site que a Parque Expo vai lançar ainda este

ano, em parceria com a ONI. «Trata-se da criação de um sistema de prestação de serviços, circunscrito a cada bairro, que conta com uma portaria física e outra virtual», adianta João Paulo Velez, director coordenador de Comunicação Institucional da Parque Expo.

E dá um exemplo: «Uma pessoa que encomende uma refeição ou flores pode pedir que um dos artigos lhe seja entregue em casa e o outro no local de trabalho, por exemplo. Ou mandar engomar umas calças… O objectivo é potenciar uma concentração de serviços, de modo a permitir ganhar tempo, um bem cada vez mais essencial».

Este novo serviço prossegue de algum modo a política da Parque Expo, que tem vindo a cimentar a sua aposta em produtos de media. Exemplo disso é a recente entrada de Manuel Falcão, até agora responsável pelo sector de audiovisual da Valentim de Carvalho, para dirigir

a Audiovisuais do Atlântico (AVA), cujos objectivos João Paulo Velez passa a explicar: «A AVA é uma unidade que nasceu na sequência da TeleExpo, uma estrutura de produção de televisão e de broadcasting criada no âmbito da Expo’98.

O sucesso foi tal que acabámos por ser responsáveis por cinco horas diárias na RTP 2». Depois, nasceu a ideia de «aproveitar os meios instalados e procurar no mercado situações em que a produtora pudesse ter algum papel a desempenhar. Chegámos á conclusão de que esse sector seria o documentário — aliás, um sector cuja importância tem vindo a crescer —, quer sobre figuras da cultura portuguesa, quer sobre questões ligadas á vida urbana, sobre ambiente, enfim, diversos temas».

O objectivo inicial passa por «formular propostas ás diversas estações de televisão, embora mais tarde também pretendamos estar aptos a responder a encomendas que partam delas», explica.

Outro projecto que tem contribuído para a consolidação da Parque Expo é o NetParque, que surgiu em Dezembro de 2000. Dirigido por Luís Pinheiro de Almeida, resulta «da consciência de que o

grupo Parque Expo tem uma competência instalada na área da cultura e do lazer, em grande parte herança das actividades aqui desenvolvidas durante 1998, onde organizámos cerca de 9 mil espectáculos». Gradualmente, este site tem vindo a afirmar-se também na vertente

de e-commerce, com especial destaque para a venda de bilhetes e livros, actividades que se enquadram prefeitamente na sua linha editorial.

No mês passado foi a vez de surgir a Lx Metrópole. Distribuída com o Diário Económico, pretende, entre outras valências, «distinguir a importância da regeneração urbana face á expansão urbana». Não será por acaso que estes projectos têm pontos comuns em termos de filosofia editorial ou de postura no mercado. No fundo, como dizia Sérgio Godinho, isto anda tudo ligado…

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