Antena 3 rumo ao futuro
A estação de serviço público para os mais jovens parece ter encontrado no mercado alternativo uma nova razão para viver
A estação jovem do grupo RDP tem na manga uma mão-cheia de novidades a apresentar se tudo correr bem já no próximo mês de Outubro. Tanto ao nível da programação como da informação, os novos trunfos da Antena 3 prometem ser música para os ouvidos dos fãs. Segundo o director da estação, Jorge Alexandre Lopes, «vamos aproveitar aquilo que julgamos ser uma oportunidade do mercado, demarcando-nos da postura assumida pelas privadas. O nosso objectivo é dar valor acrescentado em relação ás outras rádios».
Motivar o público para o que é novidade e levantar um pouco do véu em relação ao futuro parece ser a intenção dos responsáveis pela estação. Por isso, apostar na divulgação de novas músicas, novas bandas, novos talentos, quer nacionais quer internacionais, de todos os estilos e mais variados géneros, é uma das mais-valias na (re)-conquista dos ouvintes da Antena. «Vamos acrescentar ás músicas que são êxitos garantidos e referências no mercado aquilo a que chamamos o produto da estação: o que as outras não passam.»
E porque se trata de uma rádio pública, um dos objectivos é reforçar a sua responsabilidade para com a música portuguesa. Por isso, de acordo com Jorge Alexandre Lopes, «das estações orientadas para o público jovem somos a que mais música portuguesa passa. No mínimo, destinamos 20% á produção nacional, que é já muito mais do que fazem as nossas concorrentes».
E por falar em responsabilidades acrescidas, a Antena 3 pretende ainda ser considerada a estação por excelência da informação de entretenimento. Estão previstos, além de noticiários de informação geral, noticiários dedicados a algumas das áreas de maior interesse para o público: «Temos obrigações em relação aos nossos 300 mil ouvintes diários, vamos dar-lhes noticiários específicos sobre diversas áreas como a música, cinema, ambiente…»
Com este cenário, um novo ciclo se avizinha na história da irmã mais nova da RDP. Depois dos picos de audiências alcançados em 1994, aquando do seu lançamento, a Antena 3 parece ter encontrado um novo posicionamento no mercado alternativo.