A política está no ar

Por a 7 de Setembro de 2001

As próximas eleições autárquicas vão contar com tempo de antena nas rádios locais. Uma medida saudada pelo sector

As rádios locais passam a contar com a distribuição de tempo de antena para as eleições autárquicas, já a partir das próximas, que estão agendadas para 16 de Dezembro.

«Trata-se de uma antiga aspiração da Associação Portuguesa de Radiodifusão (APR), finalmente satisfeita», adianta José Faustino, presidente desta entidade, que realça ainda a importância mútua que esta medida representa «para as estações porque, além de uma participação mais directa e activa no acto eleitoral, esta medida permitelhes arrecadar alguma compensação monetária — bem necessária em tempo de campanhas eleitorais — e, para os ouvintes, porque também eles beneficiam de um acesso mais directo ao processo e propostas dos candidatos».

Como exemplo cita a importância que teve a adopção de medidas similares quando se realizaram referendos em Portugal. O presidente da APR afirma ainda que «esta medida até vai “puxar” pela criatividade dos candidatos».

Esta legislação, publicada em Diário da República no passado mês de Agosto, estabelece que os valores de compensação ás rádios pelo tempo disponibilizado serão suportados pelo Ministério da Administração Interna e a atribuição dos tempos de antena aos candidatos será da responsabilidade do governador civil de cada distrito.

Deixe aqui o seu comentário