Às voltas com a segurança
A campanha que visa esclarecer aqueles que transportam crianças
em cadeirinhas de automóvel junta apoios vários numa mesma causa
Como o seguro morreu de velho, a segurança nunca é de mais. E quando se trata de crianças, então nem é bom falar. A Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI) — em colaboração com as Selecções do Reader’s Digest — vai levar a cabo durante os meses de Setembro e Outubro uma acção de informação sobre o uso de cadeirinhas para transporte de crianças em automóveis. «A campanha é di-rigida áqueles que já utilizam este equipamento mas que se deparam com algumas dúvidas relativas á questão da segurança», explica José Pedro Dias, coordenador desta iniciativa. O anúncio de imprensa apresenta a imagem de uma criança numa cadeirinha, só que de cabeça para baixo, o que implica virar a revista de pernas para ar, a fim de se poder ler o texto. A assinatura é, adequadamente, “A sua ideia de segurança pode dar uma grande volta”.
Os stands da APSI vão marcar presença no parque dos Hipermercados Jumbo, com vista a analisar as questões que lhes sejam colocadas e distribuir informação útil sobre esta questão. «Esta iniciativa
só é possível devido aos diversos apoios que coseguimos angariar, numa consciência comum da importância da segurança infantil. Até porque, aqui na APSI, recebemos muitos telefonemas de pais
a colocarem-nos dúvidas ou a pedir informações», acrescenta José Pedro Dias.
Além do espaço cedido por diversos órgãos de comunicação social para a inserção de publicidade á iniciativa — em rádio, televisão e imprensa —, as restantes parcerias foram decisivas para que este projecto ganhasse forma: «A MKT concebeu toda a campanha multimeios,
á semelhança do que tem feito com outras ideias nossas; a Mais Merca-do é responsável pela imagem dos stands — cujo material foi cedido pela CME — e concepção da sessão de abertura; e a Mais Design, por sua vez, trabalhou os logotipos, bem como os folhetos, que vão funcionar como forma de divulgação e reminders de factores fundamentais da segurança», descreve José Pedro Dias.
Mas os apoios não se ficaram por aqui. As Selecções do Reader’s Digest asseguraram o apoio gráfico e no início de 2002 irão publicar um artigo sobre a temática desta acção que pretenderá funcionar como um balanço.
A marca automóvel Ford também se associa a esta campanha, através do empréstimo de veículos e apoio financeiro (tal como o Jumbo), «não especificamente para esta iniciativa mas para várias acções».
Este não é o primeiro alerta com grande exposição mediática lançado pela APSI. Recorde-se a campanha sobre os perigos do fogo, em 1997, ou uma outra sobre os cuidados a ter com a electricidade que, inclusive, conquistou um Leão de Bronze no Festival de Cannes do ano passado.
Os centros da APSI estarão presentes no Jumbo de Alfragide (7
e 8 de Setembro), Maia (14 e 15), Faro (21 e 22) e Setúbal (12 e 13 de Outubro). Mesmo que já tenha por hábito transportar a sua criança numa cadeirinha, vá até lá e assegure-se de que o faz do modo correcto. Não deixe ao acaso a segurança dos seus filhos.