O Leão mostra a sua nova imagem
O verde mantém-se. O Leão também. Mas as diferenças são notórias no novo emblema do Sporting Clube de Portugal
O Sporting apresentou-se aos sócios na passada quarta-feira, dia 4 de Julho, com uma nova imagem gráfica. «Mais estilizada, rejuvenescida e adequada ao perfil actual dos 3 milhões de sócios
e simpatizantes», pode ler-se em comunicado do clube.
Mas a modernização da imagem institucional do Sporting não sur-
ge por acaso. Fruto de um profundo estudo de marketing, a nova
cara do emblema leonino não descurou os valores tradicionais do clube como o esforço, dedicação, devoção e glória. O símbolo e a cor — o leão e o verde — também se mantêm, depois do trabalho efectuado pela empresa inglesa Luxon-Carrá, que actua na área
da identidade corporativa e consultoria de design e foi responsável pelo desenvolvimento do projecto.
Desenhada há várias décadas, a anterior imagem denotava o cunho da época embora já «tenha sido alvo de diversos restylings que contribuíram para criar uma identidade gráfica confusa e algo fragmentada», salienta o mesmo comunicado. As diversas aplicações contribuíram, ainda na opinião dos especialistas, para tornar confusa
a denominação do clube, uma vez que, no estrangeiro, é muitas vezes conhecido como Sporting de Lisboa: «A nova solução gráfica, pelo contrário, é unificada e coerente. Sem romper com o passado, apresenta uma imagem contemporânea, institucional, popular e simultaneamente internacional.» Assim, o enquadramento apresenta-se de forma mais simplificada, mantendo-se o tom e o escudo. Foram
ainda introduzidas três listas brancas horizontais que remetem para o simbolismo da camisola do clube. E para resolver a questão da unificação do nome, sobressaem as palavras “Sporting” e “Portugal”. O leão está também mais imponente — dourado.
Este símbolo, que agora está presente em todas os suportes
institucionais do clube, desenvolvidos pela Novo Design a partir da nova imagem, promete marcar o início de uma nova era para o Sporting, marcada pela sua prestação enquanto empresa económica e desportiva. Resta saber se agrada a gregos e a troianos…