Brindar ás marcas
Homenagear as marcas que recolhem a preferência dos consumidores, sobretudo dos portugueses, foi o objectivo do evento
Depois de publicar um estudo sobre a atitude do consumidor europeu
face ás marcas que melhor conhece e com as quais mais se identifica,
a Reader’s Digest organizou recentemente um jantar de homenagem ás
empresas/marcas que entraram no coração dos portugueses.
A iniciativa teve lugar na Torre Vasco da Gama e reuniu
representantes da Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN), da
Asso-ciação Portuguesa de Agências de Publicidade (APAP), assim como
das diversas empresas cujas marcas foram as mais citadas no
inquérito.
«Estou satisfeito porque é a primeira vez que um meio de comunicação
social premeia marcas», salientou na ocasião Francisco Xavier Amaral,
presidente da APAN.
Outro dos presentes no jantar foi João Carlos Oliveira, presidente
da APAP, que salientou a contribuição da publicidade para o aumento
da notoriedade das marcas e relembrou um curioso episódio dos seus
tempos de estudante de Comunicação: «Na altura, chamou-me a atenção
o facto de a Coca-Cola ter 300 fábricas e esse número representar
apenas 1% do valor da marca. Foi aí que decidi que queria ser
publicitário!».
De acordo com o Trusted Brands Survey, as marcas que merecem a maior
confiança dos portugueses são: Mercedes, Caixa Geral de Depósitos,
Sony, Colgate, Nestlé, Nivea, Agência de Viagens Abreu, Aspirina,
IBM, Sapo e Net Sapo, TAP, Antigripine, Nokia, Dove, Centrum, Míele,
Canon e Pantene.