Planeta Omega
Inserida no projecto mundial “Planet Ocean”, a Omega fez-se ao Tejo e apostou forte no apoio á 1ª Regata Omega
Falar da Omega é falar da Lua. Não por se tratar de uma marca cujos preços são astronómicos, mas porque foi um modelo desta marca de relógios que testemunhou a primeira descida na Lua. E dos céus ás profundezas dos oceanos foi um pulinho: há meio século, a Omega decidiu associar-se á investigação submarina e aos desportos náuticos. Assim se explica o seu apoio a esta regata, incluída no Campeonato Nacional de Veleiros de Cruzeiro. Feitas as apresentações e o devido enquadramento, eis que o iate Albacora larga amarras rumo á Doca de Belém, local apontado para o tiro de largada. Um “kit” distribuído á entrada — que incluía um boné e um polo — transformava qualquer marinheiro de água doce num verdadeiro “skipper”.
A primeira regata sob a égide da Omega insere-se num conjunto de iniciativas ao nível mundial a que foi dado o nome “Planet Ocean”. De acordo com Humberto Freire, director-geral da Tempus, representante da Omega em Portugal, «a 1ª Regata Omega vem reforçar a ligação que a marca tem com o mar e com os desportos náuticos não motorizados, sempre no âmbito de uma política de defesa do ambiente». Para o segundo semestre a Omega tem já programado o lançamento de uma gama — Coaxial — destinada aos amantes da alta relojoaria.
O preço dos modelos, superior a 600 mil escudos, não esconde o objectivo: «Recuperar o prestígio e posicionamento da Omega.» As iniciativas são para continuar, pelo que 10% das vendas são investidos no marketing da marca. Contrariando o instalado sentimento de crise no consumo, o director-geral da Tempus destaca a boa saúde da empresa: «Estamos a cumprir os objectivos delineados no início do ano. No primeiro trimestre registámos um crescimento de 10%, quando comparado com igual período de 2000, e vamos acabar o mês de Maio com um crescimento de 14%.» A regata já fazia parte da história e muitas tapas e martinis depois, eis-nos de novo na Doca do Espanhol. O Tejo continua a ter os seus encantos…