Um programa do outro mundo

Por a 6 de Abril de 2001

“Fenómeno” é a mais recente aposta da RTP para o segundo canal. O novo programa substitui “Zapping” e é transmitido todas as quartas-feiras por volta das 23h15

O mais recente “Fenómeno” da RTP 2 é coordenado por Luís Osório e apresentado por Alfredo Brito. Segundo Luís Osório, este programa «é uma aposta da directora da RTP 2, Clara Alvarez, que mostrou interesse pelo projecto e mais uma vez acredita numa equipa que já provou a sua qualidade, com programas como “Zapping”, “Loja do Cidadão” e “Portugalmente”». De acordo com o coordenador geral do programa, o objectivo é «ter 3% de audiência ás 23h15». Quem é lançado ás feras é Alfredo Brito, o pivot de “Fenómeno”, que passa assim pela sua primeira experiência com estas dimensões em televisão e é a grande figura do programa.

Expectativa e inquietação são os dois principais ingredientes de “Fenómeno” para, desta forma, prender o telespectador ao ecrã. Em cada programa são sempre relatadas duas ou três histórias reais, ocorridas em Portugal. As cenas são reconstruídas com actores para aumentar a intensidade dramática das histórias, que tocam o metafísico, como por exemplo: casos de pré-cognição, avistamentos de ovnis, lendas de lobisomens, reinterpretações de episódios da História de Portugal e experiências de quase morte. Em todos estes casos está presente a voz da Ciência, que é inserida no programa através de personalidades com autoridade — padres, médicos, historiadores, entre outros —, que dão uma explicação alternativa para os fenómenos, desconstruindo-os, pondo-os em dúvida ou atribuindo-lhes causas racionais. O sagrado envolver-se-á com o profano e dará, decerto, origem a um “Fenómeno”.

Deixe aqui o seu comentário