SIC com atitude

Por a 23 de Abril de 2001

É já na próxima segunda-feira que vai para o ar o SIC Radical, o terceiro canal temático da SIC. Francisco Penim, director-geral do canal, fala das expectativas do mais recente projecto da estação de Carnaxide

«Vai ser um canal alternativo, politicamente incorrecto e que vai jogar contra a norma. É radical por isso mesmo.» É assim que Francisco Penim, que passa a acumular a direcção do SIC Radical com a da SIC Gold, define o terceiro canal temático da estação de Carnaxide.

O SIC Radical inicia as suas transmissões na próxima segunda-feira, ás 17h00, com a apresentação em directo do programa “Curto Circuito”, anteriormente emitido pelo Canal Notícias de Lisboa (CNL). «O programa sofreu um restyling completo. Vai apresentar novos cenários, novos separadores e, apesar de continuar a ser apresentado pelos mesmos três apresentadores — Rui Unas, Patrícia Bull e Fernando Alvim — vamos fazer um casting para uma outra apresentadora, que será uma cara completamente nova», refere Francisco Penim. O “Curto Circuito” será emitido diariamente, entre as 17 e as 20 horas, e será transmitido em directo.

Mas a aposta na produção nacional não se fica por aqui. O SIC Radical vai ainda transmitir os programas “Portugal Radical” e “O Templo dos Jogos”. Outra das grandes apostas do canal, segundo o seu director-geral, vai para o “Curtas”, «programa transmitido ao fim-de-

-semana entre as 11 horas e o meio-dia. É um espaço dedicado aos telespectadores, daí que muita da interactividade que queremos implementar no SIC Radical seja já possível no “Curtas”».

A três dias do início das emissões, Franscico Penim já definiu os objectivos: «Espero que o canal não seja muito visto, mas que tenha uma muito boa penetração, uma vez que requer uma predisposição por parte dos telespectadores fora do normal. Vamos ser muito alternativos e politicamente incorrectos. Muitos espectadores vão gostar, mas muitos vão também odiar.»

As inúmeras séries estrangeiras que o SIC Radical adquiriu vão contribuir em muito para a imagem do canal, nomeadamente programas como “Howard Stern”, “TVFunHouse” e “SouthPark”. Este último será, ainda na opinião de Francisco Penim, «o programa que terá mais sucesso, porque é uma série que transmite muito daquilo que o canal quer ser».

Tendo como público-alvo telespectadores com idades entre os 15 e os 34 anos, «público esse que tem atitudes e opiniões perfeitamente definidas sobre determinados assuntos, o SIC Radical vai tentar dosear a programação de forma equilibrada», afirma o responsável. Deste modo, o alinhamento da programação foi definido de forma a privilegiar o horário nobre.

Deixe aqui o seu comentário