Criação de marcas tem guia de apoio
Em conjunto com a ModaLisboa, o Centro Português de Design lançou o Guia de Apoio á Criação de Marcas na Indústria Têxtil
O Centro Português de Design (CPD), em colaboração com a organização da ModaLisboa, lançou o Guia de Apoio á Criação de Marcas na Indústria Têxtil, edição desenvolvida pela MotionDesign. O documento, cujo principal objectivo é apoiar a construção de marcas para este sector, apresenta-se como um roteiro de avaliação, oferecendo desde análises ás capacidades internas de cada uma das empresas (recursos humanos, marketing e design) até ao plano estratégico a seguir.
«A criação de marcas portuguesas na indústria têxtil poderá representar um investimento indispensável para o seu upgrading na cadeia de valor, para uma maior visibilidade e para o fortalecimento interactivo com os seus públicos», refere Pedro Brandão, vice-presidente do CPD, que acrescenta: «O guia sugere pistas e fornece indicações que permitem ás empresas conhecerem e entenderem a marca associada ao design como uma ferramenta estratégica.»
Fazer entender que a construção e sucesso de uma marca não depende exclusivamente de questões relacionadas com o custo e a qualidade, mas também de ferramentas válidas de design de produção, é outro dos objectivos pretendidos com este guia. Através dele é possível conhecer as principais formas de se criar uma marca, as suas vantagens e desvantagens e quais as questões legais implícitas. Por outro lado, fornece diversos contactos de entidades e uma vasta bibliografia para consulta.