WebDesign 2001 abre inscrições
A ESTAL visa distinguir a criatividade na net através da realização do concurso WebDesign, na segunda edição
O concurso de WebDesign promovido pela Escola Superior de Tecnologia e Artes de Lisboa vai já na segunda edição, para a qual estão abertas as inscrições.
Realizado com o objectivo de divulgar a criatividade das soluções utilizadas em Portugal nesta área, o WebDesign 2001 destina-se a produtores de websites comerciais, institucionais, e-commerce, portais e banners.
Manuela Maia, responsável pela organização do concurso, afirma que «a primeira edição obteve uma adesão muito forte e muito entusiasta, com 116 sites inscritos. Esperamos atingir os mesmos objectivos este ano».
A organização do concurso conta este ano com a colaboração de um gabinete de design, o Formas do Possível, para a concepção da sua imagem gráfica, bem como da Bomba H para a gestão do site, o que decorre de uma maior atenção prestada ao evento em relação ao ano anterior. O facto de a divulgação acompanhar todas as fases do WebDesign 2001, em vez de apenas comunicar a cerimónia de entrega de prémios, é outro exemplo apontado por Manuela Maia.
As inscrições nas duas categorias — Pro, para criações em nome colectivo, e Open, para criações em nome individual — implicam o pagamento de um valor simbólico de 5 mil e mil escudos, respectivamente, para desencorajar a inscrição de «trabalhos sem grande interesse», segundo Manuela Maia.
A Associação Portuguesa para a Promoção do Multimédia (APMP) e o Centro Português de Design são entidades apoiantes desta iniciativa cujo prazo para inscrições termina no final do mês de Abril. Durante o mês seguinte, o público poderá votar online nos sites a concurso, escolhendo o melhor site em Flash e HTML, ficando a atribuição dos Troféus WebDesign 2001 a cargo do júri do concurso. A entrega dos prémios decorrerá a 20 de Junho.
Em 2000, o site Peugeot/Coupé, realizado pela Cyberlab/Euro RSCG, foi distinguido com o Troféu WebDesign, prémio recebido por João Paulo Ferreira, director da empresa, e pelo designer Nuno Gonçalves.
APMP e Centro Português de Design apoiam esta iniciativa