Um novo desafio

Por a 23 de Março de 2001

Assunção de Albuquerque Directora de marketing e recursos humanos da JWThompson

Os 12 anos ao serviço da JWThompson, no decurso dos quais desempenhou diversas funções, levaram Assunção de Albuquerque «a propor á administração da agência um novo desafio: a direcção do departamento de marketing e recursos humanos», que ocupa desde Janeiro passado. Em conjunto com Maria João Silva, assistente de marketing, a profissional tem vindo a desenvolver novos projectos, integrados nas quatro vertentes criadas: «Meios, formação — porque a Thompson é uma empresa que privilegia o intercâmbio de experiências entre os cerca de 90 profissionais da agência —, comunicação interna — através de exposições quinzenais dos trabalhos realizados — e clientes.»

Embora esteja á frente do departamento há apenas dois meses, Assunção de Albuquerque refere que «os objectivos, estabelecidos há cerca de quatro anos por Susana de Carvalho, quando desempenhava precisamente a direcção do departamento, estão a ser cumpridos. O feedback interno está a ser bastante positivo». Apesar disso, as expectativas para o primeiro ano são grandes. «No final de 2001 gostaríamos de olhar para trás e dizer: Conseguimos!» O facto de Assunção de Albuquerque estar a coordenar em simultâneo o departamento de marketing e o de recursos humanos parece não a assustar. «São duas vertentes que, da perspectiva de uma empresa cujo core são as pessoas, estão muito interligadas. Tudo o que fazemos ao nível dos recursos humanos reflecte-se no bem-estar da empresa e, automaticamente, estamos a fazer marketing», acrescenta.

A experiência adquirida ao longo dos últimos anos é uma das mais-valias da profissional. Assunção de Albuquerque, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade Nova de Lisboa e com uma pós-graduação em Marketing pelo Instituto Superior de Gestão, iniciou o seu percurso profissional

«No final de 2001 gostaríamos de olhar para trás e dizer: Conseguimos!»

em 1996, como estagiária da agência de publicidade Die Gruppe, de Frankfurt. Nesse mesmo ano, integrou a Cox, Publicidade e Promoções como executiva de contas, cargo que manteve na JWThompson de 1989 a 1990. Na agência dirigida por Susana de Carvalho desempenhou também as funções de directora de contacto, directora de grupo de contacto e directora de grupo de comunicação integrada, até que, em Janeiro deste ano, assumiu a direcção do departamento de marketing e recursos humanos. «Adoro o trabalho que faço, pelo que considero que tenho de procurar saber mais. Quando se quer fazer algo bem, há que investir tempo na preparação.» Os objectivos pessoais não se ficam, no entanto, por aqui. Além de apostar na formação, Assunção de Albuquerque afirma a sua intenção de «voltar a liderar um grupo de contacto, porque é importante sentirmos o dia-a–dia da agência, mas somente quando estiverem estabelecidas as metodologias que permitam a evolução do departamento sem a minha intervenção».

Deixe aqui o seu comentário