TV interactiva chega á net

Por a 2 de Março de 2001

A Recortes, publicação online sobre as novidades da internet e da informática, desenvolveu o primeiro site nacional para a televisão interactiva. A Recortes promete mais novidades para breve e posiciona-se já no grupo restrito de sites disponíveis através da plataforma MSTV

A televisão interactiva está a chegar a Portugal. Enquanto a TV Cabo já começou a disponibilizar as set top boxes, que marcam o início do processo interactivo, a Recortes avançou, no passado dia 23, com o primeiro site português dedicado á televisão interactiva.

Fundada em 1987, a Recortes, propriedade da i9Case, cedo se afirmou como uma publicação pioneira: em 1998 foi a primeira a utilizar tecnologia push e iniciou a edição em formato WAP em Outubro do ano passado. Agora, com o apoio prestado pela Microsoft Portugal ao nível de informação e tecnologia — plataforma Microsoft TV —, a Recortes entra na era da interactividade.

De acordo com Miguel Vitorino, fundador daquela publicação online, «a Recortes.tv será um bom laboratório experimental para explorar todas as potencialidades deste canal de comunicação». Por seu turno, Fernando Batista, consultor de marketing e publicidade da Case, destaca o objectivo didáctico da Recortes e avança com o primeiro desafio: «Transportar todos os nossos conteúdos para a plataforma da TV Interactiva. Aí vai ser possível aceder a filmes, vídeos, gravações de entrevistas, etc.»

Acabar com a passividade e democratizar a televisão parece ser o principal objectivo daquele responsável. No entanto, segundo Fernando Batista, vão surgir novos desafios. Aliás, um deles já está identificado: «Os publicitários vão ter de se adaptar rapidamente a este novo media. Caso contrário, o próprio conceito de publicidade pode estar em perigo.»

Deixe aqui o seu comentário