Internet portuguesa foi aos óscares
Os óscares da internet em Portugal homenagearam aqueles que mais se distinguiram pelos sites desenvolvidos em 12 categorias diferentes.
E os troféus Jet Net 2001 foram para…
Turismo/Viagens, E-commerce, Entretenimento, Moda, Empresarial, Formação/Ensino, Portal, Administração Pública, Financeiro, Cultura, Espectáculo, Media/Comunicação Social e Web Design foram as categorias premiadas na 4ª edição dos troféus Jet Net da Telepac, uma cerimónia que decorreu na passada quarta-feira, dia 20 de Março, no Tivoli Cine Teatro, em Lisboa.
Apresentada por Catarina Furtado, a gala que premeia o que de melhor se faz na internet em Portugal contou com a presença de personalidades como Edite Estrela, Rosalina Machado, Joaquim de Almeida, Luísa Castel-Branco, Helena Sacadura Cabral, Joaquim Monchique, Rita Banco, Rita Seguro, Carlos Vargas, Sérgio Figueiredo e Zé Maria, entre muitos outros, para entregar os troféus Jet Net. Uma noite que contou ainda com a animação e presença dos GNR, Da Weasel, João Portugal, Entre Aspas, Teresa Tapadas, Susana Félix, Bliss e Susana.
Na categoria de Turismo/Viagens, o site preferido pelos 15 mil cibernautas, habilitados e credibilizados pela Arthur Andersen a votar online nas cerca de 5 mil propostas a concurso, foi o totalrecall.pt, pelos serviços que oferece ao consumidor. Na área do comércio electrónico destacou-se o submarino.com como uma boa alternativa ás lojas físicas existentes. Quanto aos sites de entretenimento, o que mais agradou aos cibernautas foi o alice.pt. E numa área que constitui uma novidade a concurso nesta gala da Telepac, Formação/Ensino, salientou-se o rumos.pt. No caso dos sites de serviços estatais, avaliados na categoria de Administração Pública, foi premiado o infocid.pt. Outra das novidades apresentadas em 2001 foi a introdução da categoria Empresa, cujo prémio foi atribuído este ano á Sonae. A Moda, que constitui também novidade, premiou o portal star.pt, dirigido pela modelo Sandra Cóias. Uma das categorias mais votadas foi a de Portal, na qual coube ao Sapo arrecadar o prémio correspondente. O site 7arte.net arrecadou o troféu na área do Espectáculo. Na categoria Financeiro, foi contemplado o site bes.pt. Aquilo que de melhor se faz na internet em termos de informação sobre arte e cultura mereceu a distinção do site fotografia.em.pt. Na categoria Media/Comunicação Social, o júri distinguiu o público.pt, numa categoria onde também concorriam os sites da Rádio Comercial e da TVI.
Segundo Hugo Figueiredo, director-geral do Público.pt, este prémio é acima de tudo um tributo á equipa editorial do Público online, constituída por 35 jornalistas dirigidos por José Vítor Malheiros, e á equipa técnica que desenvolveu o projecto. «O Público afirmou-se como um meio de comunicação social de referência no mercado português, pela qualidade da informação que produz. E a credibilidade alcançada passou também para o projecto online. Se em 2000 fomos premiados pelo pioneirismo, em 2001 recebemos o prémio da consolidação», salienta.
Especialmente para a edição dos troféus Jet Net 2001, um júri constituído por José Carlos Campos, director criativo da TBWA/EPG, Helena Simas, responsável pelo departamento de publicidade da Telepac, e Pedro Monteiro, da Nova Publicidade, escolheu ainda o melhor site de entre 36 nomeados na perspectiva de Web Design, tendo como principais critérios os da navegabilidade, funcionalidade e estética. Nesta categoria especial, a escolha recaiu sobre o site do Porto 2001, desenvolvido pela Euro RSCG.