Futebol e “Big Brother” determinam audiências
Numa semana marcada por algumas surpresas, as transmissões do jogo entre Braga e Benfica e do compacto “Big Brother” deram a liderança, respectivamente, á RTP1 e TVI
A semana que decorreu entre 28 de Fevereiro e 6 de Março fica
marcada por algumas surpresas. O último episódio da série de ficção
nacional “Jardins Proibidos”, transmitida pela TVI, alcançou a
liderança da tabela dos 15 programas mais vistos no passado dia 28
de Fevereiro, quarta-feira, com uma audiência média de 18,1% e um
share de 40%. Com valores bastante inferiores figuram nas posições
imediatamente a seguir o noticiário da SIC, “Jornal da Noite”, e o
compacto do concurso da TVI, “Big Brother II”.
Nos dois dias seguintes, a surpresa teve um nome: SIC. A estação de
Carnaxide colocou, quer na quinta (1 de Março) quer na sexta-feira
(2 de Março), quatro dos seus programas nas primeiras posições do
ranking. Curiosamente, a ordem de preferência dos telespectadores
foi precisamente a mesma: “Laços de Família”, “Os Malucos do
Riso”, “Jornal da Noite” e “O Cravo e a Rosa”. No dia 1 de Março, a
TVI colocou o programa de entretenimento “Amo-te Célia” na quinta
posição, enquanto o “Telejornal” da RTP1 ocupou o décimo posto. No
dia seguinte, o programa mais visto da estação de Queluz foi o
compacto noite do “Big Brother II”, posicionado no quinto lugar.
Mais uma vez, coube ao “Telejornal” ser o programa mais visto do
canal público, embora na sexta-feira passada tenha ficado na 11ª
posição.
“Olhos de Água”, a novela da TVI que substitui “Jardins Proibidos”,
liderou a tabela dos programas mais vistos no passado dia 3, com uma
audiência média de 13,8%. Muito próximos ficaram o
noticiário “Jornal da Noite — Fim-de-Semana” e a novela
brasileira “O Cravo e a Rosa”, ambos transmitidos pela SIC. O
destaque da semana vai, no entanto, para domingo e para a
transmissão em directo do jogo de futebol entre as equipas do Braga
e do Benfica. O jogo alcançou uma audiência média de 21,8% e um
share de 55,9%. O compacto fim-de-semana do “Big Brother II” ocupou
o segundo lugar do ranking, mas com uma audiência média de 13,3%.
Na passada segunda-feira, 5 de Março, dia marcado pela estreia da
telenovela brasileira “Porto dos Milagres” e pela transmissão dos
últimos episódios de “Laços de Família”, a SIC voltou a ser a
estação preferida dos portugueses. “Laços de Família” liderou as
audiências, seguida pelo “Jornal da Noite” e pelo primeiro episódio
de “Porto dos Milagres”. No mesmo horário, a TVI transmitia “Olhos
de Água”, que não foi além da quarta posição. As duas novelas da SIC
voltaram a ocupar posições cimeiras do ranking das audiências na
terça-feira passada: “Laços de Família” em segundo lugar e “Porto
dos Milagres” em terceiro. Na frente ficou o compacto noite do “Big
Brother II”, enquanto o programa em directo se posicionou no quarto
lugar.
No que diz respeito ao share diário dos canais, o destaque continua
a pertencer á SIC, que se mantém na liderança. A excepção aconteceu
domingo (4 de Março) e terça-feira (6 de Março), dias em que a
liderança do share pertenceu, respectivamente, á RTP1 e á TVI.
SIC Notícias lidera no cabo
Fevereiro trouxe poucas alterações em relação aos programas mais
vistos. As novelas brasileiras “Laços de Família” e “O Cravo e a
Rosa”, transmitidas pela SIC, e as séries de ficção
nacional “Jardins Proibidos” e “Olhos de Água”, produzidas pela TVI,
continuam a reunir a preferências dos telespectadores, que
demonstram algum desinteresse pelo “Big Brother II”. No entanto, o
programa da TVI ainda consegue atingir picos de audiência
significativos, principalmente á terça-feira, dia de nomeações e da
saída dos concorrentes.
Pela negativa, destaque para “Acorrentados” e “Noites Marcianas”,
duas grandes apostas que ficaram aquém das expectativas em relação
ás audiências médias obtidas. A transmissão de jogos de futebol
continua a cativar os telespectadores, assim como os noticiários
que, ocasionalmente, ocupam as primeiras posições do ranking.
No cabo, o SIC Notícias foi o mais visto no universo dos canais
temáticos, tendo atingido um share mensal de 16%. O segundo lugar
foi ocupado pelo Hollywood, com 10,9%, enquanto o Panda obteve um
share de 9,6%. Segundo o gabinete de comunicação do SIC Notícias, «é
á noite e ao final da tarde que o canal consegue as suas melhores
performances».