Futebol e “Big Brother” determinam audiências

Por a 9 de Março de 2001

Numa semana marcada por algumas surpresas, as transmissões do jogo entre Braga e Benfica e do compacto “Big Brother” deram a liderança, respectivamente, á RTP1 e TVI

A semana que decorreu entre 28 de Fevereiro e 6 de Março fica

marcada por algumas surpresas. O último episódio da série de ficção

nacional “Jardins Proibidos”, transmitida pela TVI, alcançou a

liderança da tabela dos 15 programas mais vistos no passado dia 28

de Fevereiro, quarta-feira, com uma audiência média de 18,1% e um

share de 40%. Com valores bastante inferiores figuram nas posições

imediatamente a seguir o noticiário da SIC, “Jornal da Noite”, e o

compacto do concurso da TVI, “Big Brother II”.

Nos dois dias seguintes, a surpresa teve um nome: SIC. A estação de

Carnaxide colocou, quer na quinta (1 de Março) quer na sexta-feira

(2 de Março), quatro dos seus programas nas primeiras posições do

ranking. Curiosamente, a ordem de preferência dos telespectadores

foi precisamente a mesma: “Laços de Família”, “Os Malucos do

Riso”, “Jornal da Noite” e “O Cravo e a Rosa”. No dia 1 de Março, a

TVI colocou o programa de entretenimento “Amo-te Célia” na quinta

posição, enquanto o “Telejornal” da RTP1 ocupou o décimo posto. No

dia seguinte, o programa mais visto da estação de Queluz foi o

compacto noite do “Big Brother II”, posicionado no quinto lugar.

Mais uma vez, coube ao “Telejornal” ser o programa mais visto do

canal público, embora na sexta-feira passada tenha ficado na 11ª

posição.

“Olhos de Água”, a novela da TVI que substitui “Jardins Proibidos”,

liderou a tabela dos programas mais vistos no passado dia 3, com uma

audiência média de 13,8%. Muito próximos ficaram o

noticiário “Jornal da Noite — Fim-de-Semana” e a novela

brasileira “O Cravo e a Rosa”, ambos transmitidos pela SIC. O

destaque da semana vai, no entanto, para domingo e para a

transmissão em directo do jogo de futebol entre as equipas do Braga

e do Benfica. O jogo alcançou uma audiência média de 21,8% e um

share de 55,9%. O compacto fim-de-semana do “Big Brother II” ocupou

o segundo lugar do ranking, mas com uma audiência média de 13,3%.

Na passada segunda-feira, 5 de Março, dia marcado pela estreia da

telenovela brasileira “Porto dos Milagres” e pela transmissão dos

últimos episódios de “Laços de Família”, a SIC voltou a ser a

estação preferida dos portugueses. “Laços de Família” liderou as

audiências, seguida pelo “Jornal da Noite” e pelo primeiro episódio

de “Porto dos Milagres”. No mesmo horário, a TVI transmitia “Olhos

de Água”, que não foi além da quarta posição. As duas novelas da SIC

voltaram a ocupar posições cimeiras do ranking das audiências na

terça-feira passada: “Laços de Família” em segundo lugar e “Porto

dos Milagres” em terceiro. Na frente ficou o compacto noite do “Big

Brother II”, enquanto o programa em directo se posicionou no quarto

lugar.

No que diz respeito ao share diário dos canais, o destaque continua

a pertencer á SIC, que se mantém na liderança. A excepção aconteceu

domingo (4 de Março) e terça-feira (6 de Março), dias em que a

liderança do share pertenceu, respectivamente, á RTP1 e á TVI.

SIC Notícias lidera no cabo

Fevereiro trouxe poucas alterações em relação aos programas mais

vistos. As novelas brasileiras “Laços de Família” e “O Cravo e a

Rosa”, transmitidas pela SIC, e as séries de ficção

nacional “Jardins Proibidos” e “Olhos de Água”, produzidas pela TVI,

continuam a reunir a preferências dos telespectadores, que

demonstram algum desinteresse pelo “Big Brother II”. No entanto, o

programa da TVI ainda consegue atingir picos de audiência

significativos, principalmente á terça-feira, dia de nomeações e da

saída dos concorrentes.

Pela negativa, destaque para “Acorrentados” e “Noites Marcianas”,

duas grandes apostas que ficaram aquém das expectativas em relação

ás audiências médias obtidas. A transmissão de jogos de futebol

continua a cativar os telespectadores, assim como os noticiários

que, ocasionalmente, ocupam as primeiras posições do ranking.

No cabo, o SIC Notícias foi o mais visto no universo dos canais

temáticos, tendo atingido um share mensal de 16%. O segundo lugar

foi ocupado pelo Hollywood, com 10,9%, enquanto o Panda obteve um

share de 9,6%. Segundo o gabinete de comunicação do SIC Notícias, «é

á noite e ao final da tarde que o canal consegue as suas melhores

performances».

Deixe aqui o seu comentário