A saúde faz anos
Duas novas publicações — uma dedicada ás crianças e outra aos idosos — serão a extensão natural da “SOS Saúde”, que comemora este mês o primeiro ano de existência
«O nosso impacto junto do público tem vindo a subir e as melhorias que têm sido introduzidas na revista têm colhido os seus frutos», afirma Tiago Galvão-Teles, director da “SOS Saúde”, que partilha com Vasco Galvão-Teles (editor-chefe e responsável pela parte editorial) a direcção deste projecto.
As alterações referidas abrangeram não só a escolha de conteúdos mas também uma mudança no logotipo, com a inclusão da expressão “Estilos de Vida” no cabeçalho. «Pretendemos abordar temas mais virados para o aspecto social, não tanto num enfoque saúde versus doença, mas mais virado para estilos de vida. No fundo, não se trata de falar de doenças propriamente ditas, mas sim de contingências da vida moderna».
Um outro aspecto que marca a diferença desta publicação — actualmente líder no segmento das revistas de saúde — é a presença de cronistas, figuras públicas de diversas áreas como Manuel Serrão, Rui Zink ou Carlos Cruz. «Procurámos ter a opinião de pessoas com alguma vivência e que até possam ter um estilo vida algo diferente, que possam abrir horizontes em relação á forma de estarmos com nós próprios», explica Tiago Galvão-Teles.
Os planos da revista passam por um aumento das vendas — que actualmente se situam entre os 35 e os 36 mil exemplares —, pretendendo ultrapassar no final deste ano a fasquia dos 50 mil. Além disso, serão lançadas no mercado mais duas publicações «que serão a extensão lógica da “SOS Saúde”, uma dedicada á criança e outra aos idosos, sempre recorrendo ao logo SOS, de modo a potencializar esta brand».
A linha editorial deverá manter-se, tal como a opção por capas fortes e incisivas: «Tentamos sempre fazer uma capa que faça uma aproximação a vários públicos. Embora estejamos englobados no segmento das revistas de saúde, esse não é o tecto que pretendemos atingir. O nosso objectivo é alargar o universo de leitores que nos acompanha.»
Não se pense, porém, que esta postura afastou a publicação do rigor científico e objectividade que se espera de uma publicação ligada aos temas da saúde. Um vasto leque de especialistas constitui um conselho científico que apoia semanalmente a revista e um consultório médico marca presença fixa, respondendo a perguntas dos leitores. «Inclusivamente, fizémos sempre questão de apresentar as respostas juntamente com a fotografia dos médicos, uma coisa que potencia a empatia com quem escreve a colocar questões». Esta medida levou mesmo a algumas situações engraçadas, com diversas pessoas a telefonarem pedindo para marcar consultas», conta Tiago Galvão-Teles, visivelmente divertido.