Imprensa especializada conquista os leitores

Por a 2 de Fevereiro de 2001

A preferência dos leitores beneficiou as publicações especializadas, que cresceram mais do que as de informação geral face á vaga homóloga de 1999

A 3ª vaga do Bareme Imprensa, estudo de audiência de publicações divulgado pela Marktest, reflecte uma tendência de crescimento entre as publicações especializadas superior á que se verifica nos títulos de informação geral, numa análise em que se faz a comparação com a vaga homóloga de 1999.

A análise por publicações destaca as prestações do “Jornal da Região” e “Jornal de Notícias” dentro do segmento de informação geral, títulos que registarem uma variação positiva superior a 13% em relação ao período homólogo anterior. Nas publicações especializadas, “Casas de Portugal” e “Forum Ambiente” obtiveram as maiores variações positivas, com acréscimos de 87,5 e 80%, respectivamente.

Por outro lado, “O Comércio do Porto” e “O Independente” foram os títulos de informação geral com maior variação negativa, acima de 33%. “Roda dos Milhões” e “Executive Digest”, com variações negativas de 59,05 e 35,71%, registaram as maiores prestações negativas dentro do segmento da imprensa especializada.

No que se refere á análise por sub-segmentos dentro da informação geral, os jornais diários registaram o maior acréscimo, com uma variação positiva de 2,45%. Pela negativa, destacam-se os suplementos de economia de jornais diários, com uma quebra de 15,56%.

Na imprensa especializada, as revistas de cinema e de televisão e os títulos sobre e para adolescentes e crianças cresceram, respectivamente, 120 e 47,37%. As maiores quebras de audiências ocorreram nas revistas de jogos e televisão, com uma variação negativa de 30,96%, e nos jornais e revistas de economia, gestão, negócios e marketing, cujas audiências baixaram 14,29%. Este decréscimo foi também registado pelas revistas de decoração.

Deixe aqui o seu comentário