“Dia dos Namorados” dinamiza comércio

Por a 2 de Fevereiro de 2001

O dia 14 de Fevereiro é, tal como o Natal, uma data essencialmente comercial, aproveitada pelas marcas para lançarem produtos específicos

Foi do antigo Festival Romano de Lupercalia, que decorria sempre na noite de 14 para 15 de Fevereiro e que data de 270 AC, que nasceu o “Dia de S. Valentim”, mais conhecido entre nós como o “Dia dos Namorados”. O festival, dedicado ao deus pastoral Lupercus e á deusa do amor Juno, tinha como objectivo reunir casais durante essa noite.

Com o passar dos anos, a cerimónia foi perdendo parte do seu significado e tem, hoje em dia, uma importância muito mais comercial do que afectiva. Todos os anos, são inúmeros os produtos lançados exclusivamente a pensar no “Dia dos Namorados”, assim como as promoções especiais desenvolvidas pelas várias marcas para assinalar a data.

A Oriflame, por exemplo, comemora o dia com o lançamento de um kit composto por um conjunto para cartas de amor (dez postais mais envelope) e por um bálsamo perfumado Love Secrets, que deverá ser aplicado nos pulsos. O conjunto de cartas está disponível a um preço de 500 escudos, enquanto o bálsamo Love Secrets é vendido por 590 escudos.

Outro dos produtos lançados especialmente para celebrar o próximo dia 14 de Fevereiro foi o Swatch Amour Total, um relógio desenhado pelo suíço Albin Christen e que retrata, segundo o autor, «a verdadeira casa do amor»: uma casinha azul, com pequenas janelas que se podem abrir e através das quais é possível descobrir os vários ocupantes da casa. O Amour Total vem ainda acompanhado de umas cortinas de duche, também dedicadas ao mesmo tema. A Swatch disponibilizou ainda no seu site (www.swatch. com) uma secção onde é possível enviar postais online e animados. Mais uma vez foi Albin Christen o responsável pelo design dos postais, que representam quatro salas diferentes de uma casa.

Apesar de não ter lançado nenhum produto específico para o “Dia de S. Valentim”, a Baileys apostou na promoção do seu produto. Com o slogan “no dia dos namorados ofereça o sabor da sedução”, a marca pretende aliar a importância da data ao licor que produz.

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