Cada imagem por mil palavras

Por a 23 de Fevereiro de 2001

A Mediamonitor apresenta uma nova proposta para análise comparativa de serviços noticiosos de televisão. O e-Telenews.compromete tornar-se uma ferramenta para a análise da informação em televisão

Saber o alinhamento de um serviço noticioso televisivo e compará-lo com os seus congéneres, quer em termos de duração de cada peça, quer em termos de feed-back por parte dos telespectadores é, sem dúvida alguma, uma ferramenta preciosa para quem trabalha com informação. É isto que se propõe fazer o e-Telenews.com, o novo produto fornecido pela Mediamonitor, do grupo Marktest.

«Este serviço disponibiliza, na manhã seguinte — até ás 11 horas —, os conteúdos dos noticiários do dia anterior. Existe uma equipa que efectua o cruzamento entre as notícias e o cliente pode aceder a esse trabalho através da internet, mediante uma palavra de acesso fornecida por nós», explica Manuel Monteiro, responsável pelo departamento de audiências da Marktest. Desta forma, torna-se não só possível saber, por exemplo, qual a notícia que em determinado dia obteve maior ranking ou qual a duração que um assunto ocupou na grelha informativa de uma estação de televisão, como estabelecer termos de comparação entre os quatro canais nacionais. De igual modo, conhecer o share de uma notícia, índice de fidelidade ou de reach são possibilidades em aberto.

Para tornar mais eficaz uma pesquisa, as notícias — todas elas contendo uma pequena sinopse relativa ao seu conteúdo — são classificadas de diversas formas. A saber: a localização, que por sua vez se subdivide em nacional e internacional; o tema-base, que compreende as categorias de política, sociedade e desporto; e, finalmente, o tema específico, que pode ser economia/empresas, educação, saúde, justiça, segurança, ambiente e cultura/espectáculo. Dentro destes nichos a informação pode ser pesquisada por data ou por palavras-chave. Neste último caso podem destacar-se alguns dos diversos protagonistas como “governo”, “parlamento”, União Europeia ou os diversos sindicatos.

É ainda possível fornecer por e-mail todas as notícias que integrem um determinado assunto ou em que surja um termo específico, de acordo com as necessidades de cada um. Todas as notícias podem ser visionadas através de um pequeno vídeo.

«Embora este serviço, por enquanto, seja igual para todos os clientes — o chamado sindicated service —, é possível que venha a ser adequado ás necessidades de cada um», acrescenta Manuel Monteiro. Neste momento existem já operadores a utilizar este novo produto, «embora ainda não tenhamos tido oportunidade de o apresentar junto da TVI», adianta José Manuel Oliveira, director-geral da Mediamonitor.

É claro que uma ferramenta de trabalho com estas possibilidades não se limita apenas a operadores de televisão, apresentando uma mais-valia de informação para agências de publicidade, outros meios de comunicação ou, por exemplo, académicos que se debrucem sobre estas temáticas. E embora se trate de um serviço recente (refira-se que os conteúdos disponíveis remontam a 27 de Dezembro último), há já contactos ao nível internacional. Nada de espantar, uma vez que «Portugal é um dos países do mundo mais desenvolvidos em termos de análise de audiências», assegura José Manuel Oliveira.

Deixe aqui o seu comentário