TVI continua a liderar audiências
A estação está decidida a “derrubar” a SIC. Nem mesmo o “Acorrentados” agarrou o primeiro lugar
Ao que parece, a TVI está de garras afiadas na guerra das audiências. Mais uma vez, a estação de José Eduardo Moniz lidera no ranking dos canais mais vistos. No passado sábado, 20 de Janeiro, o famoso concurso da TVI, “Big Brother”, teve o seu desfecho, com a festa de noivado mais esperada pelos portugueses. Mesmo a estreia do concurso “Acorrentados” na SIC — a nova estratégia de Emídio Rangel para alcançar o tão cobiçado primeiro lugar no top dos programas mais vistos —, obteve um share de apenas 32,3%, com uma audiência média de 12,1%. As regiões que mais aderiram ao novo reality-show foram, em primeiro lugar, o Interior, com 21,5%, seguindo-se o Litoral Norte, com 20,8%, e a região da Grande Lisboa, com 20,4%. Quanto ás classes sociais, e como era previsto, foram as C1/C2 e D que mais atentas estiveram ao concurso. O público feminino liderou com 57,3%, seguindo-se o masculino, com 42,7%, enquanto a faixa de idades que mais viu o programa se situou entre os 55/ +64 anos, seguindo-se a faixa entre os 4/14 anos e, em terceiro, a faixa dos 15/24 anos. Por seu turno, “O Anel de Marta”, transmitido em directo do Teatro Tivoli, registou uma audiência média de 18,5%, com um share de 63,7%. Quem também entrou na corrida foi a RTP, com a estreia de “Sábado á Noite”, um programa de variedades com João Baião, que transitou do canal de Carnaxide para a televisão do Estado. Na RTP, o índice de audiências não foi além dos 3,9%, com 11,1% de share, obtendo um quinto lugar entre os programas mais vistos da RTP no sábado. De qualquer forma, foi a Grande Lisboa que obteve o primeiro lugar ao nível de espectadores, com 24,65, seguindo-se o Interior, com 21,6% e, em terceiro, o Sul, com 17,5%. As classes sociais que mais atentas estiveram foram as C1/ C2 e D, com 49,5%. Mais uma vez, o público feminino mostra-se adepto, com 57,2%, enquanto o masculino obteve 42,8%. A faixa etária que mais atenta esteve ao programa de João Baião foi a dos telespectadores com mais de 64 anos. Em conclusão, a TVI, no passado sábado, conquistou o top dos mais vistos com três programas — “O Anel de Marta”, “Jardins Proibidos” e o “Jornal Nacional” —, conseguindo captar a preferência dos espectadores entre as 20 e as 02 horas de domingo. Já no dia 21 de Janeiro, domingo, os papéis inverteram-se e coube ao canal de Carnaxide a liderança dos mais vistos. A SIC obteve o primeiro lugar da lista, com o jogo de futebol entre o Benfica e o FC Porto, com 64.5% de share, prova de que apenas o futebol consegue bater as novelas da vida real, já que o jogo entre o Farense e o Sporting, transmitido pela RTP1, conquistou o terceiro lugar, com 28,9% de share. domingo também foi dia de estreia para o mais famoso concurso da TV nacional, “Big Brother2”, que levou a estação de Queluz ao segundo lugar no ranking das audiências, com cerca de 2 milhões de espectadores atentos ás novas personagens que sucederam a Zé Maria e companhia. O “Big Brother 2” obteve uma audiência média de 21,6% e 58% de share, resultados que superaram os da primeira edição, que obtivera 14,9% de audiência média, um share de 42,4% e cerca de 1,34 milhões de espectadores. Ainda comparando as estreias dos concursos “Acorrentados”, na SIC, e “Big Brother 2”, na TVI, o segundo sai nitidamente vencedor, afirmando mais uma vez o canal de José Eduardo Moniz como líder de audiências. Analisando os primeiros 21 dias do ano, as audiências em prime-time são favoráveis á TVI, que se assume como estação líder no período entre as 20h e as 23.30 horas.
Confirmando os resultados do fim-de-semana, a TVI continuou a liderar as audiências, uma vez que o primeiro lugar foi obtido com os quatro programas de maior relevo na estação — “Jornal Nacional”, Jardins Proibidos”, “Super Pai” e “Big Brother 2” —, enquanto o canal de Carnaxide obteve a segunda posição em todos os programas. O concurso “Acorrentados” registou uma audiência média de 14,8% e um share de 33.6%, enquanto o “Big Brother 2” obteve uma audiência média de 13,6% e um share de 52.5%. Mais uma vez, as guerras de audiências são ganhas por José Eduardo Moniz, que joga bem os trunfos de mais uma edição do “Big Brother”.
A fama para lá do concurso
Ao mesmo tempo que a TVI lança o “Big Brother 2” e apresenta as caras que vão marcar a história do segundo concurso, as caras anteriores já garantiram o seu futuro financeiro para este ano. Ou seja, as que ficaram para o fim, além de assinarem um contrato com a Endemol, que fica com 15% de todos os contratos que forem assinados durante 2001, têm agentes que lhes garantem contratos de publicidade, programas de televisão, sessões de autógrafos e até um livro.
O mais mediático par romântico comemorou o noivado no Teatro Tivoli, numa cerimónia que teve direito a transmissão em directo, liderando todas as audiências. O compromisso foi selado com a oferta do anel a Marta pelo seu noivo Marco, num evento organizado pela TVI, que ofereceu o anel de noivado, em parceria com a produtora Skylight.
Susana não esconde o desejo de abrir um bazar, além de ter várias propostas de publicidade, enquanto Marco foi contratado pela TVI para comentar a nova série do concurso e afirma que já recebeu algumas propostas de publicidade e até de outros canais de televisão.
Zé Maria, que se passeia pela Amazónia com viagem suportada pela revista “Nova Gente”, pode vir a ser contactado pela TVI para uma futura carreira televisiva. Em maré de sorte está Mário: já escreveu um livro, editado pela ASA, que esgotou a primeira edição, totalmente comprada pelo Grupo Sonae para venda posterior no Continente ao preço de 999 escudos. Fnac e Feira Nova são alguns dos interessados na segunda edição, a sair dentro de 15 dias. Aníbal Pinto, empresário de Mário, afirma que «não faltam contactos com estilistas nacionais e propostas de companhias de teatro como a Seiva Trupe e o Teatro Experimental do Porto»