Sumo em tempo de balanço

Por a 26 de Janeiro de 2001

A Sumo Publicidade comemora quatro anos de actividade no início de Fevereiro. Francisco Leite, director-geral, faz o balanço e destaca os objectivos para o futuro

Quatro anos depois de terem criado a Sumo Publicidade, Francisco Leite, director-geral da agência, e Pedro Filipe Santos, director criativo, estão satisfeitos com o balanço da sua actividade. Em relativamente pouco tempo, a carteira de clientes da agência cresceu e a Sumo foi-se implantando no mercado. No entanto, Francisco Leite confessa: «Ainda temos pouca visibilidade. Ao lançarmos a brochura institucional da empresa, em finais de 2000, algumas pessoas próximas surpreenderam–se com o número de clientes. Mas já estamos a tentar colmatar essa falha, quer através de uma maior aposta em publicidade, quer numa melhor relação com os jornalistas». Visibilidade á parte, certo é que o trabalho da Sumo começa a ganhar reconhecimento. «Curioso é que uma agência pequena como a nossa, que no ano passado produziu um único anúncio para televisão, ganhe logo um prémio», salienta o responsável.

Ainda com o prémio de bronze na memória, conquistado na categoria de Televisão nos Prisma Awards, Francisco Leite salienta a importância da conquista de troféus para o reconhecimento de uma agência e dos próprios criativos. Como exemplo, o director-geral afirma que prefere «a visibilidade á rentabilidade, porque isso leva-me inevitavelmente á rentabilidade algum tempo depois. Daí que estejamos sempre disponíveis para oferecer o nosso trabalho para campanhas de solidariedade. Claro que há solidariedade, mas há também um princípio estratégico de negócio».

Parceria para o futuro

Como objectivos, o responsável destaca: «Manter os clientes que estão connosco desde o início, nomeadamente o Banco Finantia, Sicasal e Piaggio, e ir ganhando novos.» Por outro lado, entre os projectos da Sumo Publicidade para este ano fazem ainda parte a autonomização dos departamentos de comunicação e webdesign, assim como o fortalecimento da Sumo Design.

Até ao momento, os trabalhos desenvolvidos pelos dois primeiros departamentos eram garantidos através de outsourcing, mas Francisco Leite garante que em 2001 a Sumo Imagem vai tornar-se autónoma, embora continue a beneficiar das sinergias da Sumo Publicidade. Também a divisão de webdesign deverá começar a ser autonomizada.

Outro projecto em carteira é a criação de uma parceria com uma agência de publicidade espanhola.

Em 2000, a agência facturou 400 mil contos, embora Francisco Leite tenha colocado a fasquia no meio milhão. O responsável justifica: «Houve algum desinvestimento por parte dos clientes. Apesar de termos ganho alguns clientes importantes, a verdade é que a maioria investiu menos do que esperávamos.»

Deixe aqui o seu comentário