As razões da subida

Por a 26 de Janeiro de 2001

A que se deve o aumento de audiências registado pela sua estação em 2000, enquanto outras estações perderam ouvintes?

Luís Montez (LM): O aumento de audiências da Rádio Comercial verifica-se há dois anos de forma gradual e sustentada. Este desempenho resulta de um trabalho que se iniciou há cerca de três anos com a definição do formato actual da rádio e prosseguiu com a implementação consistente desse formato, com a melhoria da rede emissora e com o suporte de agressivas políticas de marketing. A Comercial foi a primeira estação do grupo a desenvolver este processo e é lógico que recolha os seus frutos antes das outras. No entanto, todas elas beneficiaram de um processo semelhante e as consequências desse trabalho começam já a ser visíveis.

Pedro Tojal (PT): O aumento é o resultado de darmos ás pessoas aquilo que elas querem ouvir. É uma luta constante para fazer cada vez melhor — tentar saber os gostos das pessoas e surpreendê-las pela positiva através de uma rádio bem disposta e com locutores interessantes.

A rádio perdeu ouvintes ao longo do ano. Este facto é preocupante para o meio?

LM: Para nós não é tão óbvio que tenha havido qualquer perda de penetração pois temos dados que nos dizem o oposto. Temos também a certeza de que, além da penetração, a eficácia aumentou pela adequação dos formatos aos grupos-alvo e esta tem sido confirmada pelos mais diversos sectores do mercado.

PT: Obviamente que é preocupante, porque é um fenómeno que não acontece noutros países civilizados. Talvez porque, em Portugal, o próprio meio esteja a ficar desinteressante, o produto que se oferece é menos apelativo. Além disso, a concorrência também pode ser um CD, uma cassete, um jogo de computador ou a internet. Este é o grande desafio das rádios.

Qual é o futuro da rádio através da internet?

LM: Não é futuro, é presente. Como testemunho, a Rádio Comercial, depois de ter sido a primeira rádio em Portugal a apresentar um site, é hoje líder com mais de 2 milhões de page-views e uma das mais dinâmicas do panorama nacional.

PT: É o futuro que a internet tiver e que a inteligência conseguir. Na RFM utilizamos a internet para dar outro tipo de informação que em antena não há tempo para dar, bem como para dar a conhecer aos ouvintes as pessoas que “fazem” a rádio. Estamos a remodelar o nosso site, que vai surpreender com uma nova imagem gráfica e jogos online.

A comunicação é um dos trunfos da rádio em Portugal?

LM: Como para qualquer marca em Portugal e no estrangeiro. As rádios também precisam de promover o seu posicionamento. Por isso, a comunicação é fundamental e os meios tradicionais são também adequados á promoção da rádio.

PT: É fundamental para uma rádio ter acções de promoção de imagem porque é um produto. Tal como a Coca-Cola, que apesar de ser líder de mercado continua a realizar acções promocionais de imagem, a rádio tem de ser divulgada para que as pessoas conheçam a sua atitude e o que é a marca do que ouvem.

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