Portugal vence três categorias Epica

Por a 15 de Dezembro de 2000

Na 14ª edição dos Epica Awards, Portugal conquistou três prémios, mais um do que na edição anterior

BBDO Portugal, Euro RSCG MRT e McCann-Erickson venceram três categorias nos Epica Awards 2000. A representação nacional gabhou mais um prémio que na edição anterior.

Um dado curioso é o facto de a vitória nas duas categorias de bebidas alcoólicas em disputa ter sido protagonizada por agências portuguesas.

A campanha concebida pela BBDO Portugal para a Eristoff, intitulada “Sofia Aparício”, venceu na categoria Bebidas Alcoólicas (A). Pedro Bidarra, director criativo da agência, manifestou-se «muito contente» com o prémio conquistado. Por um lado, porque a campanha foi «criada e conduzida por Marco Dias, um director de arte jovem e muito bom». Por outro, pelo facto de ter sido desenvolvida para «um cliente local, a partir de um briefing». “Sofia Aparício” foi distinguido no Troféu DN, nos Prisma Awards e é finalista dos Eurobest, cujos resultados finais não são ainda conhecidos.

Jorge Teixeira, director criativo da Euro RSCG MRT, vencedora na categoria Bebidas Alcoólicas (B) com a campanha criada para a Sagres, á data da disputa dos jogos da primeira fase do Euro 2000, diz: ã raro uma campanha de copy conseguir vencer em festivais internacionais, dominados que estão pela imagem, mas a linguagem do futebol é universal, pelo que a piada acaba por ser de fácil compreensão». Uma das particularidades da campanha é o facto de os anúncios estarem relacionados com o resultado do jogo de Portugal no dia anterior, o que implicou produção em tempo recorde.

O anúncio criado pela McCann-Erickson para o Sindicato dos Jornalistas venceu a categoria Interesse Público. Já é o sétimo prémio ganho por este trabalho, depois das seguintes distinções: Melhor Anúncio do Ano no Troféu DN; Ouro no Festival do Rio de Janeiro, nos Prisma Awards e no Festival de Montreux; Prata no FIAP e no Festival da Publicidade em Língua Portuguesa da Figueira da Foz. Para João Taveira, director criativo da agência, estes prémios são «uma recompensa positiva para o trabalho e um estímulo para fazer melhor». Acrescenta ainda que este trabalho deu «um prazer especial não só porque levanta problemas enfrentados pelos jornalistas em vários países, ditos civilizados, como pelo facto de ter sido publicado á data da notícia dos jornalistas mortos no Kosovo».

Na 14ª edição dos Epica Awards, o Epica D’Or foi atribuído ao anúncio “Adidas makes you better”, criado para a Adidas Footwear pela 180 Communications, de Amesterdão, e Harry Nash Films, de Londres. A entrega dos prémios terá lugar em Helsínquia, a 26 de Janeiro próximo

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